Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

O Dia da Mentira – Por J. Flávio Vieira

Colunista escreve semanalmente no Revista Cariri

3 de abril de 2022
Ditadura Militar: como e por que aconteceu o Golpe de 1964?

(Foto: Evandro Teixeira)

PUBLICIDADE

Este dia primeiro de abril (e não no 31 de março como querem os eternas viúvas do chumbo), marca a fatídica data da Ditadura de 1964, quando uma plúmbea cortina de chumbo cobriu o Brasil por 21 anos. Talvez, por isso mesmo, este seja o Dia da Mentira. Na quinta-feira (31), o presidente, em solenidade, fez rasgados elogios ao período, e o Ministro da Defesa, um General, na Ordem do Dia, numa avaliação enviesada e esdrúxula, disse aquelas duas décadas sórdidas e lúgubres serviram para o fortalecimento da democracia. Foi como se alguém declarasse que a morte de quase 700.000 brasileiros, na pandemia, ajudou a melhorar a imunidade das pessoas. Nos últimos tempos, desatinos iguais têm tomado conta do país: pessoas na rua pedindo a volta da Ditadura, o presidente dando boas vindas à chegada da variante ômicron, brucutus mestiços, supremacistas brancos, sonhando com a Ku-Klux-Klan, ministros de estado com pose de S.S. propagandeando as benesses do Holocausto. E a maior autoridade política da nação tecendo elogios ao Coronel Carlos Brilhante Ustra, um torturador impiedoso e sádico, que cometeu crimes não contra adversários ou supostos terroristas, mas contra a humanidade. E não esqueçam: se o Brasil está coberto de desmiolados e chatos nos gabinetes oficiais, a Terra é plana, viu?

Os que não viveram aqueles tempos conturbados não têm a menor ideia do terror com que se teve de conviver. Estudantes perseguidos como animais pelas ruas do país, pessoas presas sem qualquer justificativa legal, submetidas a torturas impiedosas, o Congresso fechado, políticos legalmente eleitos cassados sumariamente. A censura se estabeleceu em toda a imprensa do país, os sindicatos e organizações sociais viram-se criminalizados. Em cada esquina, em cada sala de aula, em cada departamento existia um dedo duro pronto a denunciar pessoas que pensassem contrário ou meros desafetos que, simplesmente, desapareciam. Educação, Saúde e Segurança foram atingidos frontalmente e a corrupção grassou país afora, agora a cavaleiro, sob o manto do silêncio nada obsequioso imposto de goela abaixo à população.

Aqui no Crato, foram presos os que eram considerados subversivos e perigosos à ordem pública. Todos cidadãos de bem, homens da mais altura estirpe e da mais ilibada conduta: Dr. Raimundo Bezerra, o radialista Elói Teles, o comerciante queridíssimo Ernani Silva, o hoje psiquiatra Wellington Alves – Tom-Tom, os comerciantes Juvêncio Mariano e Geraldo Formiga, a professora Sílmia Sobreira, o odontólogo Henrique Costa, o estudante Aécio Gomes de Matos, dentre tantos outros. Um dos maiores poetas cearenses, Everardo Norões, foi perseguido tenazmente e teve que se exilar; um dos mais brilhantes estudantes cratenses, João Roberto Pinho, passou nove anos na clandestinidade (uma vida que terminou se perdendo precocemente, estilhaçada nos seus sonhos por armas e baionetas). Sem falar na deposição do grande brasileiro Miguel Arraes e do seu exílio forçado. Que crime teriam cometido esses cidadãos reconhecidos por todos como homens de bem e sem máculas? Única e exclusivamente terem tido a ousadia de pensar num país melhor e mais igualitário. A história terminou provando de que lado estava a verdade.

As reiteradas falações antidemocráticas do presidente e seus sequazes, eleito legalmente em escrutínio popular, por intervenção militar, percebe-se, claramente, de onde ecoam. São tangidas pelo medo. O medo de perder a eleição, ganha a anterior numa manobra golpista, num grande golpe judiciário que tirou da raia seu principal oponente, agora se redobra quando tem à frente o maior líder popular brasileiro em franca vantagem em pesquisas eleitorais. Do outro lado, seu total despreparo para debater qualquer assunto que vá além de fofocas de boteco e de casernas. Colocado contra a parede se refugia no hospital. Aí a culpa da debacle passa a ser das urnas eletrônicas, dos juízes do STF, da Imprensa que o persegue. E a única saída, a seu ver, é inventar um inimigo fake, uma calamidade fake, uma balbúrdia fake e dá cartão vermelho ao jogo democrático.

Esse 1º de Abril é para se comemorar! O Dia da Mentira! O Dia do atual governo prestes a ser colocado definitivamente na lata de lixo da história. O Dia para lembrar o período mais sombrio da trajetória brasileira, aquele que não deve ser nunca esquecido, para que nunca mais se repita. Que aos poucos, a verdade por fim prevaleça. Ditadura Nunca Mais!

Por J. Flávio Vieira, médico e escritor. Membro do Instituto Cultural do Cariri (ICC)

*Este texto é de inteira responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Revista Cariri

Revista Cariri Recomenda

Os perigos silenciosos de uma noite mal dormida – Por Mirta Lourenço
Colunistas

Os perigos silenciosos de uma noite mal dormida – Por Mirta Lourenço

6 de dezembro de 2025
Três questões anuladas, uma confiança destruída – Por Mirta Lourenço
Colunistas

Três questões anuladas, uma confiança destruída – Por Mirta Lourenço

22 de novembro de 2025
Agricultores de estrelas – Por Alexandre Lucas
Colunistas

Agricultores de estrelas – Por Alexandre Lucas

20 de novembro de 2025
Ceará é o 2º estado do Nordeste com mais inscrições confirmadas no Enem 2025
Colunistas

Segundo dia do Enem: Presença, Foco e Futuro – Por Mirta Lourenço

15 de novembro de 2025
Próximos
Socorro França, Janaína Farias e Gorete Pereira são exoneradas por Camilo

Socorro França, Janaína Farias e Gorete Pereira são exoneradas por Camilo

Gasolina nas alturas: 5 tentativas de economizar que fazem carro beber mais

Gasolina nas alturas: 5 tentativas de economizar que fazem carro beber mais

Atrasado para vestibular, homem se revolta e joga carro contra local de prova em Juazeiro do Norte

Atrasado para vestibular, homem se revolta e joga carro contra local de prova em Juazeiro do Norte

Mais Lidas

  • Carro desgovernado atropela duas mulheres e invade casas em Várzea Alegre

    Carro desgovernado atropela duas mulheres e invade casas em Várzea Alegre

  • Criminosos usam dados de contribuintes para aplicar golpes em nome da Receita; saiba como se proteger

  • Ceará recebe 29 mil doses da vacina contra vírus sincicial respiratório (VSR)

  • Acréscimo de 25% pode aumentar aposentadoria do INSS; saiba como solicitar

  • Elmano anuncia pagamento da segunda parcela do 13º e antecipação da folha de dezembro

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat