Você já teve a curiosidade em saber qual é o melhor período do dia para se praticar atividades físicas?
Existem várias pessoas com hábitos diurnos, vespertinos, ou noturnos quando se refere ao nível máximo de metabolismo corporal. É importante entender o funcionamento do metabolismo corporal como a melhora do equilíbrio entre produção de energia e a demanda energética, isto é, o equilíbrio entre a quantidade de energia que seu corpo sintetiza e a quantidade de energia que seu organismo gasta para manter suas funções fisiológicas.
Há pessoas que sentem-se melhor ao praticar alguma atividade física no período da manhã, entretanto é possível notar certos padrões de comportamento no seu dia a dia, tais como: Pessoas que realizam atividades físicas no período da manhã costumam dormir antes das 22h no dia anterior; Acordam sem precisar de auxílio de despertadores; Iniciam o seu dia de forma mais agitada devido ao metabolismo acelerado. Em contrapartida, existem aquelas pessoas que preferem realizar atividades físicas no período vespertino (durante a tarde), desta forma a atividade física pode ser encarada tanto para amenizar o estresse acumulado durante o período da manhã, no qual auxilia na otimização dos afazeres no restante do período da tarde e da noite.
Já pessoas que preferem praticar atividades físicas no período vespertino apresentam os seguintes comportamentos: São pessoas menos ativas durante o período da matutino; Apresentam-se mais aceleradas no período vespertino e noturno; Podem acumular níveis de estresses, devido às atividades laborais, durante a manhã, mas após a prática da atividade física tornam-se mais calmas; Há um maior rendimento de seus afazeres no período noturno.
Por fim, podemos encontrar pessoas mais ativas no período noturno. Para estas, a atividade física pode ser encarada como um mecanismo de relaxamento onde deverá proporcionar ao seu corpo e mente maiores níveis de dopaminas (hormônio responsável pela sensação de prazer) e endorfinas (hormônio responsável pela sensação de bem estar), melhorando, assim, a qualidade de seu sono.
Alguns comportamentos que esses indivíduos podem apresentar: menor disposição para realizarem atividades no período matutino; Pessoas mais agitadas no período noturno; Dormem mais tarde, após as 22h. Geralmente, possuem menor quantidade de horas de sono.
Tendo em vista estas informações, podemos refletir qual tipo de pessoa nós somos e buscarmos administrarmos melhor nosso tempo para obtermos o máximo de rendimento e resultados mais significativos na prática de atividade física e na qualidade de vida.
Lembre-se que a atividade física pode ser comparada a um tratamento médico, ou seja, toda a atividade física deve ser planejada, elaborada, orientada, supervisionada, manipulada por um profissional habilitado legalmente, o Profissional de Educação Física.
Por Yony Rodrigues, profissional de Educação Física – CREF 6401/G-CE
*Este texto é de inteira responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Revista Cariri