Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

É vento! – Por J. Flávio Vieira

Colunista escreve semanalmente no Revista Cariri

28 de julho de 2024
É vento! – Por J. Flávio Vieira

Público prestigia a Expocrato no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti (Foto: Arquivo)

PUBLICIDADE

“O vento do meu espírito soprou sobre a vida.
E tudo o que era efêmero se desfez.
e só ficastes tu que és eterno.”
Cecília Meireles

Os meses de junho e julho no Nordeste brasileiro são, definitivamente, os mais animados e festejados do ano inteiro. O Carnaval, em alguns estados, tem sua preponderância, mas dura no máximo uma semana. As festividades de final de ano, também, bem familiares, além de carregarem um ar de nostalgia e de saudade, resumem-se a dez dias. As celebrações juninas começam em maio e chegam a julho. Aqui, entre nós, fecham-se com chave de ouro, com a Expocrato. Haja disposição para tanta festa e balança para aguentar tantas guloseimas!

A Expocrato, este ano, já pega a fila preferencial entre as preferenciais: 80 anos. Há de se reconhecer que o festim cresceu, ganhou vida própria e, hoje, se tornou numa das mais importantes feiras agropecuárias do Brasil. Impressionante o movimento de turistas e a reunião de filhos e amigos do Crato durante o evento. Aos poucos, depois da reforma, o Parque, também, perdeu aquele ar brejeiro. As barracas cresceram em estrutura, o espaço de shows ampliou-se, os palcos são aqueles de megaeventos. Os estandes, também, largaram aquele ar improvisado e meio retrô. E, consenso geral, o setor de segurança foi um dos mais altos pontos da recente edição. Os saudosistas reclamam, mas há de se reconhecer o dinamismo da vida e o agigantar-se inequívoco do evento.

Há, claro, queixas reincidentes e justificadas. A festa cultural é excludente. Principalmente na sua grade de shows que contempla apenas os jovens, com os artistas e ritmos de maior visibilidade na mídia: breganejos, piseiros, pagode, funk e levadas afins. Várias gerações foram relegadas ao ostracismo: amantes do Rock, da MPB, da Seresta, do Reggae, da Bossa Nova. Certo que nas edições mais recentes havia a exclusão com filtros financeiros, este ano liberou-se parte dos ingressos gratuitamente. Claro que cheira a jogada eleitoreira, uma compra antecipada dos votos de outubro. A verificar se a sensibilidade social permanecerá em anos normais. Os preços, também, das comidas e bebidas, por unanimidade, eram de assustar Bill Gates. A única possibilidade de se conhecer um pouco do paraíso era frequentando o Inferninho. Certo que não houve cobrança de ingresso como é praxe na visita às feiras do país, mas a tabela de cerveja a 20,00, picanha a 250,00, não deixa de ser uma compra pós-paga do ingresso.

Como sempre, os artistas do Cariri foram, definitivamente, alijados da festa. Apenas o Palco Mestre Elói e o da URCA lhes deram alguma guarida, mesmo assim, jogados a um canto, como uma excrescência qualquer. Fico tranquilo porque sei que os políticos não virão com seus sorrisos de manequim pedir votos, em agosto e setembro, àqueles que eles, intencionalmente, condenaram ao degredo perpétuo.

Percebo, por outro lado, o recrudescimento do movimento contracultural cratense, comendo pelas beiradas como se degusta sopa quente de batata. A Turma do Parque fez seu segundo Encontro, no sábado de Exposição. Na quinta aconteceu a já famosa Retreta, na Praça Siqueira Campos, envolvendo Filhos e Amigos do Crato e na sexta a Festa na Bodega do Matuto com a mesma turminha, aquela que não consegue se encaixar na excludente programação de shows da Expocrato. O Instituto Cultural do Cariri teve praticamente todos seus dias tomados por programação com lançamento de livros (4 no período); lançamento da Revista Itaytera Patronos, dentro do Parque; Posse de novos sócios e apresentações musicais. E ainda, na semana pré-exposição inauguramos nosso Cineclube com a apresentação do Filme “Padre Cícero” de Hélder Martins. E já existe um grande movimento com fins de, em outubro próximo, se comemorar, com grande celebração, os 50 Anos do Salão de Outubro. Parodiando Belchior: nos anos passados morremos mas este ano: taki procês!

No aniversário de oito décadas da nossa Expocrato há de se exaltar a luta pertinaz de várias gerações de organizadores de mantê-la viva e pulsante. Lembrar, no entanto, que ela vai muito além de um instante agropecuário. A palavra mais brilhante do momento é inclusão. Pensem no povo mais simples que representa 70% da nossa população e que, passando por tantas vicissitudes, deve ter ao menos um momento de lazer e alegria no seu trabalho forçado. Pensem nos artistas locais que, sabe-se lá como, sobreviveram na pandemia, por que alijá-los da festa? Que mal fizeram? Vamos nos pegar com São Expedito aquele das Causas Impossíveis. Evento sem inclusão de todos, É… Vento, como o próprio nome indica, e dissolve-se com os primeiros raios da manhã.

Por J. Flávio Vieira, médico e escritor. Membro do Instituto Cultural do Cariri (ICC). Agraciado com a Medalha do Mérito Bárbara de Alencar

*Este texto é de inteira responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Revista Cariri

Revista Cariri Recomenda

Os perigos silenciosos de uma noite mal dormida – Por Mirta Lourenço
Colunistas

Os perigos silenciosos de uma noite mal dormida – Por Mirta Lourenço

6 de dezembro de 2025
Três questões anuladas, uma confiança destruída – Por Mirta Lourenço
Colunistas

Três questões anuladas, uma confiança destruída – Por Mirta Lourenço

22 de novembro de 2025
Agricultores de estrelas – Por Alexandre Lucas
Colunistas

Agricultores de estrelas – Por Alexandre Lucas

20 de novembro de 2025
Ceará é o 2º estado do Nordeste com mais inscrições confirmadas no Enem 2025
Colunistas

Segundo dia do Enem: Presença, Foco e Futuro – Por Mirta Lourenço

15 de novembro de 2025
Próximos
Agir confirma convenção para homologar candidatura de Márcio Bilhar a prefeito do Crato

Agir confirma convenção para homologar candidatura de Márcio Bilhar a prefeito do Crato

Cartilha orienta como identificar boatos e notícias falsas na internet

Cartilha orienta como identificar boatos e notícias falsas na internet

IFCE campus Canindé lança processo seletivo para contratação de professor substituto

IFCE campus Canindé lança processo seletivo para contratação de professor substituto

Mais Lidas

  • Sete anos sem Marielle: a ausência que ainda ecoa – Por Mirta Lourenço

    Dino marca julgamento do caso Marielle na 1ª Turma do STF; veja data

  • Acréscimo de 25% pode aumentar aposentadoria do INSS; saiba como solicitar

  • Elmano anuncia pagamento da segunda parcela do 13º e antecipação da folha de dezembro

  • Brasil conhece adversários na Copa do Mundo de 2026; confira grupos

  • Carro desgovernado atropela duas mulheres e invade casas em Várzea Alegre

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat