O Governo do Ceará anunciou diversas medidas de apoio social e financeiro durante 2021, como forma de tentar amenizar os impactos causados pela pandemia de Covid-19. Isenções de contas de água e luz, distribuição de gás de cozinha e auxílio para algumas categorias estão entre as determinações.
Confira abaixo como verificar quem tem direito a algumas ações propostas pelo governo estadual:
Vale-gás
O governador Camilo Santana anunciou a distribuição de 250 mil botijões de gás de cozinha para famílias de baixa renda no Ceará. Por isto, o Governo do Ceará divulgou uma lista com as pessoas que têm direito ao benefício.
Auxílio a setores da economia
Outro apoio anunciado pelo governador foi o auxílio para profissionais demitidos do setor de bares, restaurantes e alimentação fora do lar , uma das áreas que têm a economia diretamente afetada devido a medidas como distanciamento e isolamento social rígido. Os candidatos podem fazer a inscrição até esta quinta-feira (8).
Um auxílio para profissionais do setor de eventos também foi elaborado, contudo as inscrições encerraram em março. O resultado desse benefício deve ser divulgado nesta quarta-feira (7).
Mais Infância
Já o Cartão Mais Infância, do governo estadual, é destinado para núcleos familiares cearenses com crianças de 0 a 5 anos e 11 meses que se enquadrem na situação de alta vulnerabilidade social:
• residentes de zona rural, em propriedades sem banheiro ou sanitário, de estrutura inapropriada (taipa, palha, madeira aproveitada ou outro material),
• além de residências urbanas sem água canalizada em, pelo menos, um cômodo.
Para conceder o benefício, a família deve está escrita no CadÚnico. As famílias cearenses em situação de extrema pobreza são contempladas com a transferência de renda mensal, no valor de R$ 85.
Isenção de contas de água e luz
Camilo Santana, em parceria com a Enel Distribuição Ceará e Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), também determinou a isenção das contas de energia elétrica e água para casas que consomem até 100 kWh (quilowatts-hora) por 10 metros cúbicos de água, ambos mensalmente.
A Cagece lançou uma cartilha para explicar os critérios que estabelecem quem tem, ou não, direito ao benefício.
Fonte: G1 CE