O governador do Ceará, Elmano de Freitas, reuniu-se nesta quarta-feira (13) com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, para discutir o andamento de obras no estado vinculadas ao novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Com 1.298 projetos previstos para o Ceará, somando um investimento de R$ 30,7 bilhões, o programa visa fortalecer a infraestrutura e a economia local. Além disso, outros R$ 14 bilhões estão destinados a iniciativas de caráter regional.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Elmano destacou a importância do diálogo com o governo federal para garantir a execução das obras de maneira célere. “Esse momento mostra que voltamos a ter um pacto federativo, uma aproximação com o Governo Federal, que está ouvindo as demandas dos governadores e prefeitos”, afirmou o governador. Segundo ele, a reunião foi essencial para revisar cronogramas e encontrar soluções que acelerem os projetos, de forma a assegurar os benefícios esperados para a população.
Entre os principais projetos discutidos estão a duplicação de trechos da BR-116, o avanço do Eixão das Águas, a conclusão do 4º Anel Viário e a ampliação do programa Minha Casa, Minha Vida no estado. O governador anunciou que as obras de duplicação da BR-116 deverão iniciar entre 25 de novembro e 2 de dezembro, e que as intervenções no Anel Viário já foram retomadas. No setor hídrico, o projeto do Eixão das Águas duplicará a capacidade de abastecimento entre o Castanhão e a Região Metropolitana de Fortaleza, enquanto o Ramal do Salgado, que encurtará em 150 km o percurso da água da transposição do São Francisco, está com mais de 6% das obras concluídas.
De acordo com Rui Costa, a presença no Ceará integra uma agenda de visitas aos estados para garantir a execução dos empreendimentos. “Aqui fizemos um balanço da execução de obras, vendo os detalhes de cada uma e buscando encaminhar soluções para aumentar o ritmo desses empreendimentos”, explicou. O ministro enfatizou que essas obras criam um efeito positivo para a economia local, com geração de empregos diretos e indiretos no comércio e na construção civil.
Transnordestina
Uma das obras de destaque para o Ceará é a Ferrovia Transnordestina, cujo financiamento total foi assegurado pelo Banco do Nordeste e pelo BNDES. A conclusão da ferrovia é esperada para o final de 2026 ou início de 2027. O governador Elmano celebrou a confirmação do financiamento, que poderá gerar cerca de mil empregos por lote. “Se nós vamos passar a ter cinco ou seis lotes, a Transnordestina deve chegar a ter 8 mil empregos”, afirmou. Rui Costa também destacou que todos os lotes do projeto foram contemplados com solução financeira, garantindo a continuidade e a conclusão da ferrovia.