O Ceará registrou as três maiores chuvas do ano entre o domingo (26) e esta segunda-feira (27). A informação foi confirmada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
• Facebook
• Twitter
• Instagram
• YouTube
• Koo
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Os registram são relativos ao período entre as 7h de domingo e as 7h desta segunda. E as 5 maiores chuvas nesse período foram anotadas em Deputado Irapuan Pinheiro (Posto: BETÂNIA), 230 mm; Milhã (Posto: SEDE), 190 mm; Milhã (Posto: CARNAUBINHA), 130 mm; Crato (Posto: LAMEIRO), 127 mm; e Milagres (Posto: COMUNIDADE VALDIVINO), 121 mm.
As três maiores, inclusive, foram apontadas como as de maior volume no ano até aqui.
Alto volume
Segundo o meteorologista Lucas Fumagali, as precipitações em alto volume já eram esperadas pela Funceme, ainda que os dados tenham surpreendido.
“Essas chuvas estavam previstas, até havia um alerta de chuva intensa, mas o volume nos surpreendeu. Acabou que a previsão se concretizou, e estava contemplada, mas chamou atenção pelo volume”, disse.
Fatores da chuva
Fumagali também destacou que essas chuvas são reflexo da atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e das condições geográficas no Interior, como relevo e altas temperaturas durante o dia.
“A gente tem atuação de zona de convergência intertropical, mas ela atua mais na zona litorânea, ela contribuiu para as chuvas no interior, que também passam com efeito de ventos e relevo”, disse.
Fonte: Diário do Nordeste