O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e a Fundação Cesgranrio divulgaram, na noite desta sexta-feira (28), os resultados finais do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). Os candidatos podem consultar sua classificação individual na Área do Candidato, no site da Cesgranrio.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Inicialmente prevista para as 10h, a divulgação foi adiada devido à necessidade de reprocessamento das listas de classificação, após decisões judiciais concederem o direito de permanência a candidatos anteriormente eliminados.
Ao todo, foram publicadas 194 listas, incluindo a classificação final para vagas de contratação imediata, listas de espera para os cargos dos blocos temáticos 1 a 8 e a convocação para matrícula nos cursos de formação de nove cargos. O MGI informou que essas listas também estarão disponíveis em breve no site oficial do ministério.
Consulta e classificação dos candidatos
Os participantes podem acessar as notas finais individuais para cada cargo na Área do Candidato da Fundação Cesgranrio, utilizando login via plataforma Gov.br. O acesso é feito com o CPF e a senha cadastrados.
Cada candidato será aprovado para apenas um cargo, mas poderá aparecer em listas de espera para outros cargos de maior preferência. A consulta permitirá verificar se o candidato foi aprovado para vaga imediata, incluído no cadastro de reserva, convocado para curso de formação ou eliminado do certame.
Candidatos inscritos em vagas reservadas para pessoas com deficiência, negras e indígenas poderão visualizar sua classificação tanto na ampla concorrência quanto nas cotas. Além disso, estão disponíveis informações detalhadas sobre notas da prova objetiva e discursiva, avaliação de títulos e resultados das bancas examinadoras para cotistas.
Cursos de formação
Para alguns cargos, o concurso prevê uma etapa adicional de formação, que tem caráter eliminatório e classificatório. A capacitação busca preparar os aprovados para atuar na administração pública federal.
Na Área do Candidato, foram disponibilizadas 21 tabelas com a lista final de convocados para os cursos de formação, incluindo aqueles cuja situação ainda depende de decisão judicial.
Os cargos que exigem curso de formação são:
• Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG)
• Analista de Comércio Exterior (ACE)
• Analista em Tecnologia da Informação (ATI)
• Analista Técnico de Políticas Sociais (ATPS)
• Analista de Infraestrutura (AIE)
• Especialista em Regulação de Serviços Públicos (Aneel)
• Especialista em Regulação de Serviços Públicos (Antaq)
• Auditor-Fiscal do Trabalho (AFT)
• Especialista em Regulação de Saúde Suplementar (ANS)
Os convocados para os cursos de formação receberam notificações por e-mail e WhatsApp da Cesgranrio com as instruções para matrícula.
Nova edição do concurso
A homologação dos resultados para os cargos que não exigem curso de formação deve ser publicada no Diário Oficial da União no dia 7 de março.
O CPNU teve 2,11 milhões de inscritos de 5.555 municípios e, pela primeira vez, permitiu que os candidatos concorressem a diferentes órgãos com uma única inscrição. No total, 970 mil compareceram às provas, disputando 6.640 vagas em 21 órgãos públicos.
O MGI já confirmou a realização de uma segunda edição do Concurso Unificado. O novo edital deve ser publicado até o fim de março.
Por Heloísa Mendelshon










