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Cenipa divulga relatório preliminar sobre queda de avião da Voepass que deixou 62 vítimas

Dois minutos antes do acidente, copiloto relatou que havia 'bastante gelo'. Documento foi apresentado em coletiva de imprensa na Base Aérea de Brasília

7 de setembro de 2024
Avião da Voepass com 61 pessoas cai no interior de São Paulo; não há sobreviventes

Imagem mostra local da queda de avião em Vinhedo (Foto: Arquivo pessoal)

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O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) divulgou nesta sexta-feira (6) um relatório preliminar sobre a queda do avião da Voepass que vitimou 62 pessoas em agosto. Segundo o documento, uma das principais linhas de investigação envolve a formação severa de gelo na rota do voo, que pode ter afetado o desempenho da aeronave e as ações da tripulação. O relatório também levanta outras hipóteses, como falhas operacionais e fatores humanos.

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Durante a coletiva de imprensa, o Brigadeiro do Ar Marcelo Moreno, chefe da Seção de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, afirmou que há indícios de uma falha no sistema de anti-gelo do avião, com base em diálogos captados na cabine de comando. “Um dos tripulantes indicava falha no sistema de De-Icing [anti-gelo], mas isso ainda não foi confirmado pelos dados extraídos da caixa-preta”, destacou Moreno.

A Voepass, empresa responsável pela aeronave, informou em nota que o relatório preliminar confirma que o avião estava com a documentação em dia e que a tripulação era qualificada para o voo. A companhia reiterou que apenas o relatório final do Cenipa poderá determinar as causas do acidente.

Indícios de falha no sistema de degelo
O tenente-coronel Paulo Mendes Fróes, investigador do Cenipa, apontou que, durante o voo, os pilotos mencionaram falhas no sistema de anti-gelo. “O comandante fez referência a uma falha no sistema de airframe [estrutura da aeronave], e o copiloto comentou sobre a presença de ‘bastante gelo’ dois minutos antes da queda”, disse Fróes.

De acordo com o relatório, o sistema anti-gelo foi acionado algumas vezes durante o voo, mas em um determinado momento a aeronave voou por seis minutos com alerta de gelo sem que o sistema fosse ligado. Os investigadores ainda não sabem se o sistema foi desligado pela tripulação ou por outra condição técnica.

Especialistas civis já haviam levantado a hipótese de que o gelo teria contribuído para o acidente, e o Cenipa confirmou que o avião passou por uma área de gelo severo. A aeronave estava certificada para voos nessas condições, e os pilotos haviam recebido treinamento específico para operar em tais situações.

Apresentação do Cenipa sobre relatório preliminar do acidente do avião da Voepass em Vinhedo (Foto: Reprodução)

Aeronave em conformidade, mas com restrições
O Cenipa confirmou que o avião tinha todos os registros de manutenção atualizados e estava apto a voar. No entanto, foi identificado que um dos componentes do sistema pneumático, chamado “Pack de número 1”, estava inoperante. Essa peça é responsável por controlar a pressurização e a climatização da cabine. Mesmo com essa falha, o avião poderia voar em altitudes mais baixas, o que foi seguido pela tripulação.

Objetivos do relatório preliminar
O relatório preliminar tem como foco a análise dos fatores que podem ter contribuído para o acidente, sem atribuir culpa ou responsabilidade criminal. “Nosso objetivo é apresentar dados factuais sobre o que aconteceu, não especular sobre as causas ou atribuir responsabilidades neste momento”, afirmou o tenente-coronel Paulo Mendes Fróes.

Investigação da Polícia Federal
Paralelamente à investigação do Cenipa, a Polícia Federal também conduz um inquérito sobre o acidente. A PF trabalha em conjunto com os investigadores aeronáuticos, mas com o foco em verificar se houve falhas humanas ou criminais que possam ser responsabilizadas.

O acidente ocorreu no dia 9 de agosto, quando um ATR 72-500 que realizava o voo 2283 entre Cascavel (PR) e Guarulhos (SP) caiu em Vinhedo (SP), matando todos os ocupantes. O relatório final do Cenipa ainda não tem data prevista para ser divulgado.

Nota Voepass

“Nota sobre relatório provisório

São Paulo, 6 de setembro de 2024 – A VOEPASS Linhas Aéreas reforça que está prestando todo o atendimento aos familiares das vítimas neste momento de profunda dor, para garantir que suas necessidades sejam atendidas.

O relatório preliminar divulgado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) confirma que a aeronave do voo 2283 estava com o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) válido e com todos os sistemas requeridos em funcionamento.

Reforça também, como o relatório aponta, que ambos os pilotos estavam aptos para realizar o voo, com todas as certificações de pilotagem válidas e treinamentos atualizados.

Cabe lembrar que a investigação de um acidente aéreo é um processo complexo, que envolve múltiplos fatores e requer tempo para ser conduzida de forma adequada. Somente o relatório final do CENIPA poderá apontar, de forma conclusiva, as causas do ocorrido.

A VOEPASS atua em um setor altamente regulado e reforça que segue rigorosamente todos os protocolos que atestam a conformidade de toda sua frota, seguindo os padrões mais elevados da aviação internacional.

A empresa segue à disposição das autoridades para colaborar com as investigações e segue apoiando as famílias em suas necessidades.

A VOEPASS Linhas Aéreas destaca ainda que a segurança de seus passageiros e tripulação sempre foi e continuará sendo sua prioridade máxima.”

Por Nicolas Uchoa

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