Esmaece, hoje, uma parte significativa da história da Medicina no Cariri, com a despedida do Dr. Ebert Fernandes Teles. Cratense, nascido em 10 de fevereiro de 1925, o menino Ebert iniciou seus estudos no Colégio Diocesano, encetando, depois, o Curso de Medicina em Recife. Transferiu-se para o Rio de Janeiro onde colou grau na Universidade Federal Fluminense em 1952. Especializou-se em Oftalmologia e trouxe, para o Cariri, seu apurado conhecimento, exercendo diuturnamente seu ofício por mais de sessenta anos. Dr. Ebert foi um dos mais renhidos combatentes do Tracoma no Cariri , uma epidêmica e histórica fábrica de cegos na região, em campanha nacional no final dos anos 50. Foi ainda Diretor do Hospital São Francisco de Crato entre 1974 e 1979.
Casado com a professora Cristina Maria Sampaio espargiu os galhos de sua árvore genealógica com os filhos: Dalton, Grace e Brice. Dr. Ebert foi um dos mais longevos e produtivos oftalmologistas do Cariri, mantendo-se ativo no seu ofício até há poucos anos. Membro do nosso Instituto Cultural do Cariri, ocupava a cadeira 33 da Seção Ciências que tem como patrono seu tio, também médico, o Dr. Joaquim Fernandes Teles. Em 2012, Dr. Ebert publicou um interessante livro de Memórias: “Pessoas e Lugares”, onde deixou registrados fatos e instantes da sua gloriosa trajetória. Hoje, a inexorabilidade do tempo nos tolheu do seu convívio.
O Instituto Cultural do Cariri une-se à família, neste momento de dor e de aflição. Conforta-nos a certeza de que a árvore frondosa, que hoje tomba, ungiu a vida de muitas gerações de caririenses, com o acolhimento de sua sombra e a partilha de muitos frutos e flores.
Crato, 10 de Outubro de 2020.