Durante visita à ExpoCariri 2025, em Barbalha, nesta sexta-feira (31), o governador do Ceará, Elmano de Freitas, anunciou que o Governo do Estado vai viabilizar estudos técnicos para a implantação de 10 mil hectares de perímetros irrigados no Cariri. A medida tem como objetivo ampliar a infraestrutura hídrica e impulsionar o agronegócio na região.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Segundo o governador, o projeto busca fortalecer a capacidade produtiva local: “Nós vamos fazer o estudo para garantir os 10 mil hectares para o Cariri produzir de maneira irrigada. Conte conosco, para avançar em parceria.”
Elmano destacou ainda que o investimento representa um passo importante para o desenvolvimento econômico regional, ao ampliar a produção agrícola por meio da irrigação.
Leia também: Do tanque ao solo: sistema integrado promete impulsionar produção rural no Cariri
👩🌾 Protagonismo feminino no campo
Durante o evento, houve também um encontro com mulheres rurais. O governador ressaltou o papel das produtoras rurais no crescimento do setor: “Reafirmamos nosso compromisso com políticas que incentivam e fortalecem a agricultura e o protagonismo feminino no campo.”
Segundo ele, fortalecer a atuação das mulheres no campo contribui para gerar emprego, renda e dinamizar a economia regional.

🚜 Estrutura e impacto econômico
A proposta, apresentada pela Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará (Faec), prevê dois polos irrigados:
• 5 mil hectares entre Barbalha e Missão Velha
• 5 mil hectares em Mauriti
De acordo com o presidente da Faec, Amílcar Silveira, o projeto tem capacidade de elevar o PIB cearense em 2,4%: “O Cariri é a região que tem o maior potencial de crescimento do Estado. […] Não existe um desenvolvimento do Ceará se não for da irrigação.”
🐄 Saiba mais
A ExpoCariri 2025, realizada no Campo Experimental da Embrapa Algodão, começou na quinta-feira (30) e segue até este sábado (1º). A feira reúne:
✅ Mais de 170 expositores
👥 Público estimado: 50 mil visitantes
💰 Expectativa de movimentação: mais de R$ 30 milhões em negócios
Por Bruno Rakowsky










