O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta sexta-feira (29), o resultado da lista de espera do processo seletivo do Programa Universidade para Todos (ProUni), referente ao segundo semestre de 2025. Os candidatos podem consultar a lista no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, na aba dedicada ao programa.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
A lista de espera é destinada aos inscritos que não foram selecionados nas chamadas regulares ou que foram reprovados pela não formação de turma na instituição de ensino escolhida.
Segundo o MEC, a classificação leva em conta a modalidade de concorrência informada no ato da inscrição, além do curso, turno, local de oferta e instituição de ensino superior.
Próximas etapas
Os estudantes que constarem na lista deverão comprovar as informações prestadas na inscrição a partir desta sexta-feira (29) até o dia 5 de setembro. A documentação pode ser entregue presencialmente na instituição privada de ensino superior ou enviada por meio eletrônico, pelo sistema da própria entidade.
Ao receber os documentos, a instituição deve emitir um comprovante de entrega para o candidato pré-selecionado.
No período de 30 de agosto a 12 de setembro, as faculdades participantes deverão informar se o candidato teve o registro aprovado ou reprovado. Em caso de aprovação, será emitido o termo de concessão da bolsa.
📌 Vagas e cursos
No segundo semestre de 2025, o ProUni ofereceu mais de 211 mil bolsas, sendo cerca de 118 mil integrais e 93 mil parciais (com custeio de 50% da mensalidade). As oportunidades estão distribuídas em mais de 370 cursos de 887 instituições privadas de ensino superior.
O curso de administração foi o que concentrou a maior oferta, com 13.774 bolsas (9.275 integrais e 4.499 parciais). Em seguida, aparecem os cursos de direito (13.152 bolsas), pedagogia (11.339 bolsas) e educação física (8.939 bolsas).
Já para o curso de medicina, foram disponibilizadas 1.159 bolsas, das quais 988 integrais e 171 parciais.
🎓 Sobre o ProUni
Criado em 2005, o ProUni completa 20 anos em 2025 e já beneficiou mais de 3,5 milhões de estudantes. O programa concede bolsas de estudo parciais (50%) e integrais a alunos de baixa renda que concluíram o ensino médio, preferencialmente em escolas públicas ou em instituições privadas na condição de bolsistas.
📊 De acordo com o Censo da Educação Superior de 2023, 58% dos participantes do ProUni concluíram a graduação, evidenciando o impacto do programa na democratização do acesso ao ensino superior no Brasil.
Por Fernando Átila










