Em resposta à ameaça de taxação de produtos brasileiros pelos Estados Unidos a partir de 1º de agosto, o governador do Ceará, Elmano de Freitas, anunciou a criação de um grupo de trabalho com participação do Governo do Estado, técnicos do Governo Federal e representantes do empresariado cearense. A iniciativa foi revelada nesta terça-feira (29), após reunião com o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, em Brasília.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
🔍 Tarifaço atinge diretamente o Ceará
Segundo Elmano, o Ceará é o estado brasileiro mais afetado pela medida, já que metade de suas exportações têm como destino o mercado americano. Diante disso, o governador ressaltou a importância do diálogo com o Governo Federal e com os setores produtivos locais para definir estratégias que preservem a competitividade da indústria cearense.

“A conversa foi bastante positiva, principalmente no sentido de intensificar o diálogo e as negociações com os Estados Unidos para que possamos ter alíquotas razoáveis”, afirmou Elmano.
📊 Grupo de trabalho será formado por:
• Governo do Estado do Ceará
• Técnicos do Governo Federal
• Representantes da Faec (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará)
• Representantes da Fiec (Federação das Indústrias do Estado do Ceará)
A ideia é que esse grupo esteja pronto para agir a partir de 1º de agosto, data prevista para o início da aplicação das novas tarifas americanas. Segundo Elmano, o objetivo é garantir competitividade às empresas brasileiras, com ações coordenadas entre os governos estadual e federal.
🗣️ Diálogo até o último minuto
Elmano destacou que o cenário ainda é incerto, e que a prioridade, neste momento, é manter o diálogo aberto com todos os envolvidos: “Essa reunião vem para que possamos garantir estarmos prontos para tomar medidas de sinergia entre Governo do Estado, Governo Federal e o setor produtivo cearense. Iremos intensificar o diálogo e, após isso, estaremos prontos para qualquer cenário que possa se apresentar”, afirmou o governador.

🤝 Empresários americanos também querem equilíbrio
Durante a reunião, Elmano relatou que há também interesse por parte de empresários dos Estados Unidos em manter uma relação comercial mais equilibrada com o Brasil: “Não interessa um perde-perde entre as duas economias. Nós queremos um ganha-ganha”, declarou.
🏛️ Governo do Ceará segue mobilizado
No último sábado, durante reunião com o secretariado, o secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, reforçou o compromisso do Estado com o diálogo: “O Governo do Ceará está absolutamente aberto para conversar com todos os setores para que a população cearense não seja prejudicada”, destacou.
Por Aline Dantas










