A partir desta terça-feira (14), começa a etapa de matrícula para alunos novatos na rede pública estadual de ensino no interior do Ceará. Nos dias iniciais, as escolas atenderão prioritariamente estudantes com deficiência. A partir de quinta-feira (16), o processo será aberto para os demais alunos, sendo necessário comparecer presencialmente à unidade de ensino desejada para efetivar a matrícula.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Quem pode se matricular
São considerados novatos os estudantes provenientes de escolas particulares, de outros estados ou aqueles que abandonaram os estudos e desejam retomá-los em uma instituição da rede pública estadual. Para realizar a matrícula, é necessário procurar a escola mais próxima da residência do interessado.
O calendário segue as orientações de cada Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede), que gerencia as escolas estaduais nos municípios cearenses.
Etapas
O período de matrícula na rede estadual começou com a confirmação de permanência dos alunos veteranos. Em seguida, ocorreu o remanejamento interno, que abrange mudanças de escola para alunos já pertencentes à rede estadual, e o remanejamento externo, destinado aos estudantes da rede municipal que migrarão para escolas estaduais, por meio de uma parceria entre a Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) e as Secretarias Municipais de Educação.
Agora, a terceira e última etapa é destinada aos novatos, consolidando o planejamento para o início do ano letivo.
Por Nicolas Uchoa