O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) anunciou o calendário de pagamentos do Programa Bolsa Família (PBF) para 2025. Os depósitos começam no dia 20 de janeiro, com as datas variando conforme o último dígito do Número de Identificação Social (NIS), presente no cartão do benefício.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Como funcionam os pagamentos
As famílias cujo NIS termina em 1 serão as primeiras a receber, no dia 20 de janeiro. Os pagamentos seguem de forma escalonada nos dias úteis, conforme o dígito final do NIS, até atender todos os beneficiários, com NIS final zero, no último dia do calendário.
Os valores são liberados nos últimos dez dias úteis de cada mês, exceto em dezembro, quando os pagamentos são antecipados para serem concluídos antes do Natal. A definição das datas é feita pelo MDS em parceria com a Caixa Econômica Federal, responsável pela operação dos pagamentos.
Veja o calendário de pagamentos para 2025:
Manutenção do benefício
Para garantir a continuidade do Bolsa Família, os dados da família devem ser atualizados no Cadastro Único (CadÚnico) a cada 24 meses. A atualização pode ser feita nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) ou postos de atendimento do Cadastro Único.
Regras do programa
Podem participar do Bolsa Família famílias com renda mensal de até R$ 218 por pessoa. Além disso, a inscrição no CadÚnico é obrigatória. Desde a recriação do programa, em março de 2023, o governo federal assegura um repasse mínimo de R$ 600 por família.
O programa também inclui benefícios adicionais, considerando a composição familiar. Entre eles, valores complementares para crianças, adolescentes e gestantes. Condicionalidades como a frequência escolar, vacinação e o acompanhamento pré-natal continuam sendo exigidas, reforçando o acesso a serviços básicos de saúde, educação e assistência social.
Informações
Para esclarecer dúvidas sobre o Bolsa Família, o MDS oferece o Disque Social 121. Os beneficiários também podem entrar em contato com a Caixa pelo número 111 ou acessar os aplicativos do Bolsa Família e da Caixa, disponíveis gratuitamente nas lojas virtuais.
Por Nicolas Uchoa