O Governo do Ceará anunciou, nesta quinta-feira (8), a abertura de um edital oferecendo 1.800 vagas para cursos de qualificação técnica em energias renováveis e hidrogênio verde. A iniciativa faz parte do Projeto H-Tec, coordenado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece). O governador Elmano de Freitas fez o anúncio oficial no Palácio da Abolição, em Fortaleza.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
“Estamos lançando este edital em parceria com nossas instituições de ensino, enfrentando o grande desafio de formar jovens para a área de energias renováveis. Agradeço a todas as instituições envolvidas, pois essa ação só é possível graças a um esforço coletivo. É inspirador ver tantas entidades unidas pelo bem da sociedade cearense,” ressaltou o governador Elmano de Freitas.
As inscrições para os cursos estarão abertas no site do Centro de Ensino Tecnológico (Centec) a partir do dia 13 de agosto e se estenderão até o dia 30 do mesmo mês. O resultado final será divulgado em 10 de setembro. Para concorrer a uma das vagas, os candidatos devem ter completado o ensino fundamental e possuir mais de 16 anos.
Sandra Monteiro, secretária da Secitece, reforçou o compromisso do governo na capacitação da população. “Hoje é um dia de grande realização. Estamos concluindo mais uma etapa de um projeto essencial para o desenvolvimento e inclusão na área das energias renováveis. Agradeço às nossas vinculadas que têm se dedicado a essa causa. Seguimos firmes no compromisso de qualificar cada vez mais os cearenses,” afirmou.
Cada aluno selecionado receberá uma bolsa de R$ 300 durante quatro meses, concedida pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), para apoiar sua formação.
Expansão
O primeiro ciclo de aulas será realizado em seis laboratórios localizados em Fortaleza, Juazeiro do Norte, Sobral, Mauriti, São Gonçalo do Amarante, e Quixeramobim. As atividades estão previstas para começar em outubro. A escolha desses municípios foi baseada na presença de investimentos significativos de empresas e na demanda crescente por profissionais na área de energias renováveis. Além disso, outras cidades como Acaraú, Amontada, Cedro, Fortim, Quixeré, São Benedito, e Tauá também receberão novos laboratórios.
O Projeto H-Tec, que já formou 1.050 multiplicadores em sua primeira fase, tem como meta capacitar 12 mil técnicos e multiplicadores de conhecimento ao longo de suas três fases. O investimento total será de R$ 34 milhões ao longo de quatro anos.
O projeto é realizado em parceria com diversas entidades, incluindo a Secretaria do Trabalho do Ceará (SET), a Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), a Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE), a Universidade Federal do Ceará (UFC), a Universidade Estadual do Ceará (Uece), e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).
Por Aline Dantas