A construção de um campus da Universidade Regional do Cariri (URCA), em Campos Sales, está mais próxima de sair do papel. O primeiro estudo topográfico, em uma área de 20 mil metros quadrados, a três quilômetros do centro da cidade, foi realizado na última terça-feira (03). Há 13 anos, foi criada uma Unidade Descentralizada da instituição naquele município com três cursos: Letras, Matemática e Ciências Biológicas.
A expansão do Ensino Superior público, gratuito e de qualidade, no Cariri Oeste, também aumenta o raio de abrangência da URCA para a região dos Inhamuns e para os municípios do Piauí. Atualmente, 800 alunos compõe a Unidade Descentralizada de Campos Sales.
O reitor da URCA, professor Francisco do Ó Lima Júnior, acompanhado do vice-Reitor, Carlos Kleber de Oliveira, da direção da Unidade Descentralizada, pró-Reitores, além de um corpo técnico esteve no local onde será construído o campus. A equipe administrativa também visitou a Unidade Descentralizada para tratar do seu funcionamento e das necessidades internas.
Segundo o reitor, a URCA já vem trabalhando em busca dos recursos para a construção do campus, por isso, o levantamento topográfico foi um passo importante para a elaboração do projeto. “O terreno é muito bom em termos de topografia, porque não precisa fazer terraplanagem”, explica. A área foi doada à URCA por um morador de Campos Sales, num terreno considerado eixo de expansão da cidade.
Estrutura
O professor Francisco do Ó Lima Júnior destacou que, mesmo havendo uma melhoria na infraestrutura das escolas onde funcionam os cursos hoje, há uma necessidade maior para laboratórios além da biblioteca. Para isso, foi locada uma nova casa bem mais ampla, que poderá comportar melhor a estrutura da UD. No local, tem uma área que poderá funcionar nos finais de semana como sala de aula das especializações, além outros setores, como o administrativo.
Por Antonio Rodrigues
Fonte: Diário do Nordeste