A chuva intensa que atingiu o município de Porteiras, no Cariri, na noite de domingo (26), causou transtornos e a destruição de casas. As construções cederam após um paredão de contenção cair. Dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) indicam que foi registrado um volume de 116 milímetros (mm) na cidade em um período de 24 horas.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
• Facebook
• Twitter
• Instagram
• YouTube
• Koo
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Segundo a agente de saúde Maria Apariciana, quatro casas foram “bem atingidas” e seis pontos comerciais também foram danificados. A administração deve entrar com ajuda para a população. “Recebi um comunicado da Prefeitura, que me pediu para verificar a quantidade de moradias, famílias e pontos comerciais atingidos. Enviei as informações para a Vigilância Sanitária”, detalhou.
Francisco Erivan Amorim dos Santos foi um dos moradores que teve a residência afetada pelo episódio.
“Primeiramente, caiu a caixa d’água, o banheiro afundou, a parede da cozinha caiu e caíram móveis dentro do rio. Comecei a escutar o pessoal gritando pedindo ajuda e saí para socorrer. Foi aquele nervosismo, pânico pavoroso. Eu tava dormindo e o pessoal bateu na porta”.

A casa de uma amiga de Caio Peixoto, também morador da cidade, foi outra atingida. Conforme o amigo, ela tem dois filhos e está desabrigada. “Ela acordou com a casa trincando. Perdeu tudo: móveis, geladeira, fogão, celulares, tudo.”

Em contato com a Prefeitura de Porteiras, o órgão informou que aguarda a chegada da Defesa Civil na Cidade. Desde o dia 22 de março, a Prefeitura decretou situação de emergência por conta das fortes precipitações.
Defesa Civil visita cidade nesta segunda (27)
No Instagram do município, a equipe da Prefeitura informou que o prefeito está em campo para avaliar os estragos causados pelas chuvas.

“Diante das últimas chuvas intensas que caíram sobre o território municipal, causando transtornos, o prefeito Fábio Pinheiro Cardoso informa que está acompanhando todos os fatos, inclusive indo pessoalmente aos locais mais afetados. Nas próximas horas, a Defesa Civil do Estado, que no momento está monitorando outras regiões mais severamente atingidas do Ceará, estará em Porteiras avaliando todas as condições”, diz o comunicado da prefeitura.
Fonte: Diário do Nordeste










