Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Vestido de Estrelas para a Festa Solar – Por J. Flávio Vieira

Colunista escreve semanalmente no Revista Cariri

31 de outubro de 2021
Vestido de Estrelas para a Festa Solar – Por J. Flávio Vieira

(Foto: Pixabay)

PUBLICIDADE

“Ser honesto é vestir uma roupa de estrelas.”
Júlio Dantas

Houve um tempo em que a retidão, a honestidade não se tinham como virtude ou qualidade. Eram, simplesmente, traços indissociáveis do caráter humano. Ai de quem se afastasse desse atributo mínimo esperado de qualquer pessoa que cruzasse nosso caminho! Atirava-se, imediatamente, na lata de lixo da sociedade. E não havia maior agressão do que se imputar alguém a pecha de vigarista, de espertalhão, de velhaco. Era um imediato chamamento ao duelo, pendência a ser resolvida com facas e carabinas. Eram tempos em que Política e Polícia não eram palavras correlatas, mas apenas um mero jogo de poder e havia limites e fronteiras claras a serem transitadas. Ultrapassar trilhas previamente traçadas resultava em entrar em areia movediça e campos minados. A Escola e as Religiões nos tinham, previamente, estabelecido um caminho virtuoso e límpido a ser trilhado. As penalidades por quaisquer infrações resolver-se-iam nos tribunais terrestres e celestiais. Hoje, em tempos de vale-tudo, do quem for podre que se estilhasse, tudo isso ganha ares de retrô, valores para serem guardados em prateleiras de museus.

Todo esse preâmbulo saltou da vitrine do antiquário para a estante da atualidade, agora, quando, no próximo dia três de novembro, comemoraremos uma efeméride singular: Dr. Aníbal Viana de Figueiredo celebra seu centenário de nascimento. As novas gerações, acostumadas com a liquidez baumanniana típica da modernidade, perdeu, completamente, a ligação com o passado e é preciso que reavivemos esse elo. Um edifício, por mais suntuoso que se apresente, não existe sem o seu alicerce, mesmo que misterioso escondido no seu quarto subterrâneo.

Nascido em Crato, há exatos cem anos, o menino Aníbal descendia de uma família intrinsecamente ligada à História do Cariri. O pai, um dos boticários pioneiros da região, José Alves de Figueiredo, ligara-se às letras muito cedo, sendo editor do jornal “O Araripe” , na sua segunda versão e autor de Ana Mulata, um dos livros icônicos da literatura sul-cearense. Ele fora prefeito da cidade em 1926. J. de Figueiredo Filho, irmão de Aníbal, historiador, folclorista, fundador do Instituto Cultural do Cariri, uma das mentes mais brilhantes cearenses, no Século XX. O menino Aníbal nasceu em 1921. Iniciou seus primeiros estudos no Grupo Escolar Cratense e, depois, no Ginásio do Crato. Nos intervalos, ajudava o pai na Farmácia Central. Seguiu depois para Fortaleza onde se preparou para o vestibular no Liceu do Ceará. No início dos anos 40, ingressou no Curso de Odontologia e Farmácia da UFCE, formando-se em 1944. Simultaneamente enveredou no CPOR de Fortaleza, fazendo-se 2º Tenente, o que o propiciou a possibilidade de dirigir o Tiro de Guerra do Crato, por mais de quinze anos, depois do seu retorno. Em 1945 casou com D. Maria Eneida de Figueiredo, de onde brotaram os filhos: José Ricardo, Luiz Alberto, Magali, Aníbal Filho, Fátima, Emília e Tatiana. Todos formados nos mais sagrados princípios de probidade e honradez, fizeram-se uma projeção da sombra acolhedora dos pais. Hoje a árvore frondosa de Aníbal e Eneida já conta com muitos outros frutos: mais de duas dezenas de netos e uma outra de bisnetos. Dr. Aníbal trabalhou por mais de sessenta anos como dentista na nossa cidade, junto de uma benfazeja geração que incluía figuras mitológicas da Odontologia caririense como: José Nilo Alves, Oswaldo Pinheiro, Gutemberg Sobreira, Edício Abath e outros. Inserido na vida social da sua cidade natal, Aníbal foi rotariano ativo por mais de cinquenta anos e presidente do clube. Em 1963, fez-se vice-prefeito na administração de Pedro Felício Cavalcanti, uma mistura virtuosa de Ética, decência, lisura e retidão tomou conta do Palácio Alexandres Arraes. A Academia Cearense de Odontologia o fez sócio honorário em 1997, reconhecendo a travessia iluminada e gloriosa do nosso dentista.

A vida curta de todos os viventes nesta terra assemelha-se a uma mera passagem de um cometa. Brilhamos mais ou menos no horizonte para a alegria e deslumbramento de alguns poucos expectadores e, depois, sumimos na vastidão do universo. Para sempre? Alguns até acreditam que, periodicamente, como o Halley, reaparecemos. A cauda luminosa da passagem do cometa Aníbal ainda refulge nas nossas retinas e orienta vidas. Sua lhaneza de trato; a dose perfeita entre ao labores da profissão e o degustar dos prazeres epicuristas da vida; seu humanismo; seu desprendimento ao saber que o valor monetário é mera parte do pagamento da terapêutica; a imunidade total frente ao poder que lhe foi posto às mãos na política; o amor incondicional pela sua cidade e pelos seus conterrâneos; o cuidado com sua ninhada que era similar ao que distribuía com todos os que o procuravam.

Um dia de 2006, Dr. Aníbal deu por finda sua messe e deixou que sua missão continuasse, agora multiplicada, entre seus descendentes. Hoje, ele já não precisa usar o espelhinho, o fórceps e o boticão. A bata já lhe é inteiramente desnecessária: Dr. Aníbal agora traja-se de sol e veste-se de estrelas.

Por J. Flávio Vieira, médico e escritor. Membro do Instituto Cultural do Cariri (ICC)

*Este texto é de inteira responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Revista Cariri

Revista Cariri Recomenda

Parem de nos matar! – Por Mirta Lourenço
Colunistas

Parem de nos matar! – Por Mirta Lourenço

13 de dezembro de 2025
Os perigos silenciosos de uma noite mal dormida – Por Mirta Lourenço
Colunistas

Os perigos silenciosos de uma noite mal dormida – Por Mirta Lourenço

6 de dezembro de 2025
Três questões anuladas, uma confiança destruída – Por Mirta Lourenço
Colunistas

Três questões anuladas, uma confiança destruída – Por Mirta Lourenço

22 de novembro de 2025
Agricultores de estrelas – Por Alexandre Lucas
Colunistas

Agricultores de estrelas – Por Alexandre Lucas

20 de novembro de 2025
Próximos
Alec Baldwin fala pela 1ª vez sobre incidente com arma que provocou a morte de colega: ‘Ela era minha amiga’

Alec Baldwin fala pela 1ª vez sobre incidente com arma que provocou a morte de colega: 'Ela era minha amiga'

Covid: Brasil bate 50% de vacinados com 1 dose e vê alta de casos no mundo

Interior do Ceará tem menos de 50% da população completamente imunizada contra a Covid-19

Queiroga diz ser contra uso obrigatório de máscara e contraria evidências científicas

Governo deixa novos medicamentos para Covid fora do SUS e tenta salvar orientação pró-cloroquina

Mais Lidas

  • Delete já: vírus que rouba contas bancárias foi encontrado em 10 apps; veja lista

    Trava Zap: o que são as mensagens que travam o WhatsApp

  • Anvisa aprova uso da semaglutida para reduzir risco de infarto e AVC em adultos

  • MP Militar pede ao STM perda de posto e patente de Bolsonaro e ex-comandantes das Forças Armadas

  • Baliza deixa de ser exigida na prova prática da CNH no Ceará

  • Funceme emite alerta de chuvas intensas no Ceará entre terça e quarta-feira

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat