Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Em viagem ao Nordeste, Lula marca espaço e tenta refazer pontes para 2022

Apesar de negar, a visita do ex-presidente é parte de uma estratégia para marcar espaço para sua candidatura no próximo ano

21 de agosto de 2021
Em viagem ao Nordeste, Lula marca espaço e tenta refazer pontes para 2022

Lula é recebido pelo governador do Ceará, Camilo Santana (PT), na sua chegada ao estado na tarde desta sexta-feira (20) (Foto: Reprodução/Redes sociais)

PUBLICIDADE

“Não estou aqui como candidato.” O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva repetiu esse mesmo discurso nesta semana no Recife, em Teresina e em São Luís, as três primeiras cidades visitadas por ele no giro que o petista faz pelo Nordeste.

Curta e siga nossas redes sociais:

• Facebook
• Twitter

Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso Whatsapp.

Apesar de negar, a visita do ex-presidente é parte de uma estratégia para marcar espaço para sua candidatura em 2022 na região e tentar refazer pontes visando a eleição de 2022.

“Em primeiro lugar, Lula quer tornar a sua candidatura em evidência na região. Em segundo lugar, a viagem serviu para que ele pudesse se articular com o PSB, sabendo que o partido é uma força aqui em Pernambuco, mas também tem uma força nacional.”
Adriano Oliveira, cientista político da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco)

A viagem começou pelo destino mais importante neste momento: Recife, onde foi recepcionado pelo governador Paulo Câmara (PSB) e pelo prefeito do Recife, João Campos (PSB).

PT e PSB vivem uma eterna saga de idas e vindas em Pernambuco. Em 2020, os dois partidos travaram uma intensa disputa pela Prefeitura do Recife, com uso explícito do antipetismo na campanha de João Campos contra Marília Arraes (PT). O episódio deixou marcas, e o próprio governador chegou a dizer, no dia da eleição, que a parceria em âmbito estadual deveria ser avaliada.

Mas Câmara não só demonstra que as rusgas são coisa do passado, como deixa isso explícito em publicação no Twitter, com uma foto com Lula e a defesa de “uma frente ampla do campo progressista para derrotar Bolsonaro”.

Um dos nós para o acordo vem do provável sucessor do PSB na disputa ao governo, o ex-prefeito do Recife Geraldo Julio, que não foi ao jantar com Lula e em falas públicas tem defendido o nome de Ciro Gomes (PDT) ou uma candidatura própria do PSB à Presidência.

Ainda em Pernambuco, Lula foi recebido pela cúpula do PDT e de outros partidos, visitou um assentamento sem-terra e conversou com juristas.

Ele esteve acompanhado da presidente do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), que disse ao UOL que as conversas não têm como foco 2022.

“O objetivo não é estruturar alianças para 2022, não estamos colocando isso como meta [nessa viagem]. Lula quer ouvir as lideranças que querem defender o campo democrático, para conversar sobre o futuro do Brasil, garantir que tenhamos um processo livre e democrático. É possível que alguns deles estejam com a gente [em 2022]? É, mas não é esse o objetivo aqui”, afirmou à reportagem.

Paulo Câmara, Lula e João Campos: diálogo no Recife abre portas novamente entre PT e PSB (Foto: Ricardo Stuckert)

E o centrão?
No Piauí, Lula foi recebido pelo governador, o petista Wellington Dias. Lá, o provável candidato ao governo é o secretário da Fazenda, Rafael Fonteles, que teve direito a fotos e fala longa ao lado de Lula no dia da entrevista coletiva. Em suas redes sociais, ele explorou ao máximo a imagem do ex-presidente.

Na capital piauiense, Lula disse que seu ex-aliado Ciro Nogueira (PP), atual chefe da Casa Civil do presidente Jair Bolsonaro, deve ser um “casamento breve”.

“O centrão não é um partido político. Eles se juntam ocasionalmente, como se juntaram agora para tentar salvar o Bolsonaro, mas nem eles vão conseguir, porque Bolsonaro é ingovernável. Vocês vão ver que muitos [que hoje estão com Bolsonaro] vão pular do barco, eles vão olhar para os seus estados.”
Lula, ex-presidente, em viagem pelo Nordeste

“Essas lideranças usaram essa visita para marcar um espaço do Lula em um estado que foi muito beneficiado pelos governos do PT com políticas sociais e para população mais pobre e vulnerável”, diz o cientista Vitor Sandes, da UFPI (Universidade Federal do Piauí).

No Maranhão, onde o governador Flávio Dino (agora no PSB) é aliado de longas datas, as arestas a serem aparadas estão na base de apoio.

Pelo menos três nomes estão de olho no apoio de Lula na sucessão do Palácio dos Leões, entre eles, dois de partidos que devem candidatos à Presidência: o vice-governador Carlos Brandão (PSDB) e o senador Weverton Rocha (PDT).

Quem também corre por fora é o secretário de Educação do Maranhão, o petista Felipe Camarão. Todos usaram e abusaram da imagem de Lula.

Lula também aproveitou a ida ao Maranhão e participou de um jantar com o ex-presidente José Sarney, ao lado de Roseana Sarney e Edison Lobão. “Foi um encontro extraordinário. Eu não esqueço as pessoas que foram justas comigo. Eu não fui conversar política, fui por cordialidade”, disse Lula.

Ainda no giro pelo Nordeste, um dos “testes” foi quanto aos acenos dos políticos do “centrão”. Na região, por conta da popularidade de Lula, muitos deixaram claro que querem o apoio a suas candidaturas em 2022.

“O presidente Lula está fazendo uma articulação política no Nordeste com os partidos que nós chamamos de centrão, como PP e PSD, que são partidos que nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul teriam uma dificuldade em apoiar o ex-presidente. E Lula vem com o objetivo de tentar construir o apoio desses partidos para com a candidatura dele a partir do Nordeste”, avalia o cientista Adriano Oliveira.

Desde ontem, Lula está no Ceará, onde fica até a segunda-feira, quando parte para o último destino da viagem: o Rio Grande do Norte.

Fonte: UOL

Revista Cariri Recomenda

Congresso aprova reajustes com salários extrateto e mudanças nas carreiras de servidores do Legislativo
Política

Congresso aprova reajustes com salários extrateto e mudanças nas carreiras de servidores do Legislativo

4 de fevereiro de 2026
Ceará lança Plano Estadual da Primeira Infância com foco em políticas públicas integradas
Política

Elmano de Freitas lidera disputa pelo Governo do Ceará, aponta pesquisa Real Time Big Data

4 de fevereiro de 2026
Camilo defende regulação das redes sociais e alerta para riscos a crianças e adolescentes
Política

Camilo Santana anuncia saída do MEC em abril para atuar nas reeleições de Elmano e Lula no Ceará

4 de fevereiro de 2026
Política

MP Militar pede ao STM perda de posto e patente de Bolsonaro e ex-comandantes das Forças Armadas

3 de fevereiro de 2026
Próximos
Vítima de assalto persegue e atropela criminosos; um deles morreu

Vítima de assalto persegue e atropela criminosos; um deles morreu

Zé Ramalho cancela participação em álbum de Sérgio Reis

Zé Ramalho cancela participação em álbum de Sérgio Reis

Anvisa americana alerta sobre ivermectina: “pare de tomar, você não é cavalo”

Anvisa americana alerta sobre ivermectina: "pare de tomar, você não é cavalo"

Mais Lidas

  • Delete já: vírus que rouba contas bancárias foi encontrado em 10 apps; veja lista

    Trava Zap: o que são as mensagens que travam o WhatsApp

  • Elmano de Freitas anuncia envio de mensagem do piso do magistério e confirma concurso para professores em 2026

  • Anvisa interdita leite condensado e apreende suplementos por irregularidades sanitárias

  • Itamaraty abre concurso para diplomata com 60 vagas e salário inicial de R$ 22,5 mil

  • Elmano de Freitas lidera disputa pelo Governo do Ceará, aponta pesquisa Real Time Big Data

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat