Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Recorde: governo Bolsonaro é ruim ou péssimo para 57%, mostra pesquisa

Com CPI da pandemia da Covid-19 investigando supostas irregularidades na compra de vacinas, avaliação do presidente é a pior desde o começo do governo

8 de julho de 2021
Recorde: governo Bolsonaro é ruim ou péssimo para 57%, mostra pesquisa

(Foto: Paulo Lopes/Futura Press)

PUBLICIDADE

A avaliação negativa do presidente Jair Bolsonaro chegou ao maior nível desde que ele assumiu o Palácio do Planalto, em janeiro de 2019. De acordo com a mais recente pesquisa Exame/Ideia, o governo é considerado ruim ou péssimo por 57% dos brasileiros. Em comparação aos números da última pesquisa, o índice cresceu sete pontos percentuais e, portanto, acima da margem de erro que é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Os que avaliam o governo como ótimo ou bom somam 20%. Comparando com a última pesquisa, este valor caiu sete pontos, acima da margem de erro. Este é o patamar mais baixo de avaliações positivas do presidente desde o início de 2019. Os que consideram o governo como regular são 22%, valor que oscilou em um quadro que indica estabilidade.

A pesquisa ouviu 1.200 pessoas entre os dias 5 e 8 de julho. As entrevistas foram feitas por telefone, com ligações tanto para fixos residenciais quanto para celulares. Confira todos os números da pesquisa.

Maurício Moura, fundador do Ideia, destaca que os 20% que avaliam Bolsonaro positivamente coincidem com os 20% que consideram ótima ou boa a gestão do presidente durante a pandemia de covid-19, número medido em pesquisas anteriores.

“A queda de 7% se deu muito em função da avaliação diminuir nas regiões Nordeste e Sudeste, onde se concentra a maior parte da população brasileira. Percebemos que o nível de rejeição do presidente aumentou e essa semana foi muito negativa para o seu governo isso se refletiu já nesses números”, afirma Moura.

Mesmo entre os entrevistados considerados como a “fortaleza” do presidente, o sentimento de que o governo é ruim ou péssimo cresceu. Na região Centro-Oeste, que nas pesquisas anteriores a avaliação positiva de Bolsonaro superou a negativa, nesta semana ocorreu o inverso. Para 41%, o governo é ruim ou péssimo, e 34% avaliam como ótimo ou bom.

No Norte, 56% dos moradores desaprovam o trabalho de Bolsonaro. Há uma semana eram 40%. Na parcela que se declara evangélica, a mais fiel ao presidente, 52% avaliam o governo ruim ou péssimo, e 37% ótimo ou bom. Na semana passada, 37% avaliavam como ruim ou péssimo, e 39% como ótimo ou bom.

A desaprovação em relação à maneira como Bolsonaro governa também é recorde. Entre os entrevistados, 57% não aprovam o trabalho do presidente, 23% aprovam, e outros 19% nem aprovam ou desaprovam. A ponderação negativa por parte dos entrevistados cresceu 6% se comparado com a pesquisa anterior.

CPI influencia opinião pública
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado, que investiga possíveis irregularidades na gestão da pandemia da covid-19, chegou a um suposto esquema de desvio de dinheiro na compra de vacina contra o coronavírus.

Nas últimas semanas, o nome de Bolsonaro foi citado, o que influencia na avaliação do presidente. E 86% dos entrevistados pela pesquisa disseram que souberam ou ouviram falar dos trabalhos dos senadores sobre apurar supostas irregularidades na aquisição do imunizante Covaxin.

A CPI investiga neste momento justamente este acordo. Em depoimento, o servidor do Ministério da Saúde, Luis Ricardo Miranda, denunciou supostas irregularidades na compra da vacina. Atualmente, o contrato de 1,6 bilhão de reais está suspenso e nenhum valor foi pago.

Em depoimento no dia 25 de junho, o deputado Luis Miranda (DEM-DF), irmão de Luis Ricardo, colocou no olho do furacão o líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (Progressistas-PR). De acordo com o parlamentar, ao levar a informação de uma possível corrupção no processo de compra da vacina, o presidente Jair Bolsonaro teria dito que era “coisa” do Barros.

Nesta semana, os senadores se concentraram na apuração das negociações de 400 milhões de doses da vacina AstraZeneca por intermédio do policial militar Luiz Paulo Dominguetti, representante da Davati. Na quarta-feira, 7, foi ouvido Roberto Ferreira Dias, que era responsável pelos contratos do Ministério da Saúde e foi exonerado por contas das supostas irregularidades.

O presidente da CPI, o senador Omar Aziz, decretou a prisão de Dias após ele negar que havia combinado um encontro com Dominguetti para acertar detalhes do contrato. A fala foi desmentida por áudios vazados durante o depoimento.

Os trabalhos da CPI ainda continuam e não se sabe o impacto que os desdobramentos vão ter até a eleição, em outubro de 2022.

Fonte: Exame

Revista Cariri Recomenda

Camilo defende regulação das redes sociais e alerta para riscos a crianças e adolescentes
Política

Camilo Santana anuncia saída do MEC em abril para atuar nas reeleições de Elmano e Lula no Ceará

4 de fevereiro de 2026
Política

MP Militar pede ao STM perda de posto e patente de Bolsonaro e ex-comandantes das Forças Armadas

3 de fevereiro de 2026
Elmano de Freitas apresenta balanço de 2025, destaca investimentos recordes e avanços sociais
Política

Elmano de Freitas apresenta balanço de 2025, destaca investimentos recordes e avanços sociais

2 de fevereiro de 2026
TRE-CE mantém cassação de vereadores do MDB em Farias Brito por fraude à cota de gênero
Política

TRE-CE mantém cassação de vereadores do MDB em Farias Brito por fraude à cota de gênero

27 de janeiro de 2026
Próximos
Obras de restauração da CE-397 avançam na região do Cariri

Governo do Ceará lança pacote para recuperar mais de 2 mil km de estradas em investimento superior a R$ 400 milhões

37 municípios do Ceará têm calamidade pública reconhecida pelos deputados estaduais; veja lista

37 municípios do Ceará têm calamidade pública reconhecida pelos deputados estaduais; veja lista

A era das epidemias pode estar só no início, diz virologista

Brasil ultrapassa 530 mil mortes pela Covid-19 nesta quinta-feira (8)

Mais Lidas

  • Delete já: vírus que rouba contas bancárias foi encontrado em 10 apps; veja lista

    Trava Zap: o que são as mensagens que travam o WhatsApp

  • MP Militar pede ao STM perda de posto e patente de Bolsonaro e ex-comandantes das Forças Armadas

  • Anvisa aprova uso da semaglutida para reduzir risco de infarto e AVC em adultos

  • Baliza deixa de ser exigida na prova prática da CNH no Ceará

  • Elmano de Freitas entrega prêmio da Segurança Pública e novas viaturas blindadas à Polícia Militar

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat