Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Condomínio Pindorama – Por J. Flávio Vieira

O médico e escritor J. Flávio Vieira escreve semanalmente neste espaço, sempre aos domingos

19 de agosto de 2019
Condomínio Pindorama – Por J. Flávio Vieira

(Foto meramente ilustrativa)

PUBLICIDADE

O certo é que o Condomínio Pindorama, que por muitos e muitos anos vivera a paz dos cemitérios, de repente, começou apresentar constantes conflitos entre os moradores. Nem existira antes uma catástrofe maior, um tsunami mais chamativo, a tensão foi se armando, insidiosamente, ligada a medidas tomadas pelo então síndico do Pindorama. Outras causas certamente haveriam de ter contribuído. Condomínio de classe média, viu-se , pouco a pouco, mesclado com muitas outras esferas sociais: novos ricos metidos a besta; pobres novos, inconformados com a queda livre social; remediados inconformados com a impossibilidade de ascensão. Providências adotadas por Xilderico, o síndico em exercício, ajudaram a acender o estopim do dissabor. Permitiu que vendedores ambulantes fizessem ponto na proximidade do prédio; liberou, em portaria, a piscina para os familiares dos funcionários e regularizou a situação trabalhista dos empregados, muitos deles trabalhando na total informalidade. Xilderico, além de tudo, acabou com a exclusividade dos elevadores sociais aos condôminos, agora o elevador de serviços deixou de ser o único veículo de ascensão permitido aos vigias e serviçais. Ainda no primeiro ano do mandato, o síndico passou a sofrer represálias e agressões verbais por parte dos moradores, culminando com uma reunião tensa do condomínio, em que foi achincalhado, pautado como irresponsável e incapaz e acabou sendo ameaçado e obrigado a solicitar sua renúncia, sob pena de risco de vida. Peitou o síndico até recorrer à justiça e embargar o processo do suicídio forçado, mas havia um juiz entre os moradores e o atemorizou , dizendo que não teria nenhuma possibilidade legal, pois já falara com outros colegas e , em que vara o processo entrasse, seria, incontinenti, engavetado.

A saída forçada de Xilderico foi aprovada pela maioria dos presentes àquela fatídica reunião onde, também, se deliberou a abertura do processo eleitoral para o novo síndico. Dois candidatos rapidamente polarizaram as preferências do eleitorado: o professor aposentado Bonifácio Valverde e o policial reformado Cupertino Caraminhola. Bonifácio, professor de filosofia por muitos e muitos anos, na cidade, sempre se mostrara calmo, tranquilo , tendo uma convivência doce com todos aqueles que dele se aproximavam. Candidatara-se pelo simples fato de que, agora, de chuteiras dependuradas , tinha tempo suficiente e precisa preencher o vácuo que o abandono da profissão lhe deixara. Já o Cupertino carregava uma folha corrida mais complicada, policial, envolvera-se em esquemas de tráfico de drogas e, em fins de semana de folga, comentava-se , aceitava encomendas de pistolagem. Andara também meio pinéu, com internamentos em hospícios, quando cismou um dia que era Adolf Hitler. Como era de se imaginar, a campanha eleitoral mostrou-se quentíssima, com agressões e sopapos de lado a lado. Cupertino montou uma rede de fofoqueiros que espalhava boatos por todo prédio: Bonifácio era comunista! Bonifácio desviara dinheiro da escola! Bonifácio queria liberar os apartamentos do prédio para abrigar famílias de imigrantes… A estratégia terminou por criar uma atmosfera de pânico e, o inimaginável aconteceu: por pequena margem de votos, Caraminhola elegeu-se o novo Síndico do Pindorama.

Despreparado, sem nunca ter administrado sequer uma barraca de feira, Cupertino arvorou-se de Rei do Pindorama. Andava , para cima e para baixo, com uma pistola no cós. Demitiu todos os funcionários e contratou novos, a maior parte da sua família e, cada um com um 38 na cintura, em nome da necessidade de defesa em tempos de franca violência. Tinham ordem expressa de atirar em caso de invasão de suspeitos. Inventou uma taxa especial de condomínio, sob pretexto de os mais pobres usarem mais os serviços, onde os mais ricos pagavam menos que os desafortunados. Acabou com a formalidade do emprego no condomínio, excetuando-se, claro, os empregados que eram seus parentes e estes, mesmo assim, tinham que devolver uma parte dos salários para os bolsos de Caraminhola. Com menos de dois meses, já se comentava, a boca miúda, que a verba arrecadada , mensalmente, estava sendo desviada. Flagraram-se atrasos nas contas de água e gás, coisa que , antigamente, nunca tinha acontecido. Rápido, algumas medidas suas começaram a preocupar mesmo seus mais renitentes correligionários.

Sob pretexto de economia, tomou medidas esdrúxulas. Terceirizou a piscina e a limpeza do prédio , entregando a amigos seus. Vendeu uma parte do terreno do condomínio, sem combinação prévia, informando que havia prejuízo e precisava o caixa se capitalizar. Semana passada, então, aconteceu uma catástrofe previsível. Meninos jogavam futebol nos arredores e, num chutão, a bola caiu dentro do playground do Pindorama. Dois meninotes tentaram saltar o muro para resgatar a bola e reiniciar o jogo. Os seguranças de Cupertino, sob ordens expressas, abriram fogo contra os invasores e os dois garotos passaram por cirurgia complicada e estão à beira da morte, recuperando-se numa UTI. Presos os agressores, sob influência policial de Caraminhola, estão respondendo em liberdade.

O descontentamento tem se alastrado, mesmo no meio daqueles antigos cabos eleitorais. Semana passada, em reunião condominial, depois de apertado, Cupertino afirmou que o condomínio está falido e que só tem uma solução, implodir o prédio. Alguns poucos saíram ao pátio para protestar, a maioria, no entanto, aceitou piamente a prestação de contas do síndico e está placidamente sentada nas salas de estar de seus apartamentos, esperando que Caraminhola acenda o estopim e ponha o edifício abaixo. Quem melhor o definiu foi o velho Ganderino Vilas Boas, morador no andar térreo, que suportará todo o  peso do cimento armado implodido:

— Que ele era doido, todo mundo sabia! A gente só num imaginava que o homem cagava plantando bananeira!

Deus acima de tudo, escombros em cima de todos!

Por J. Flávio Vieira, médico e escritor

*Este texto é de inteira responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Revista Cariri

Revista Cariri Recomenda

Três questões anuladas, uma confiança destruída – Por Mirta Lourenço
Colunistas

Três questões anuladas, uma confiança destruída – Por Mirta Lourenço

22 de novembro de 2025
Agricultores de estrelas – Por Alexandre Lucas
Colunistas

Agricultores de estrelas – Por Alexandre Lucas

20 de novembro de 2025
Ceará é o 2º estado do Nordeste com mais inscrições confirmadas no Enem 2025
Colunistas

Segundo dia do Enem: Presença, Foco e Futuro – Por Mirta Lourenço

15 de novembro de 2025
Inscrições para o Enem 2024 terminam nesta sexta-feira (7)
Colunistas

Diagnóstico – Por Francinaldo Dias

5 de novembro de 2025
Próximos
Pagamento de cotas do PIS/Pasep começam nesta segunda-feira (19)

Pagamento de cotas do PIS/Pasep começam nesta segunda-feira (19)

Concurso que havia sido suspenso pela Justiça é aplicado em Juazeiro do Norte

Concurso que havia sido suspenso pela Justiça é aplicado em Juazeiro do Norte

Estoque da vacina antirrábica em Juazeiro do Norte é insatisfatório

Estoque da vacina antirrábica em Juazeiro do Norte é insatisfatório

Mais Lidas

  • Congresso aprova LDO de 2026 com calendário obrigatório para pagamento de emendas

    Congresso aprova LDO de 2026 com calendário obrigatório para pagamento de emendas

  • Mulher foge de cárcere privado após dois anos de tortura em Juazeiro do Norte

  • Dino marca julgamento do caso Marielle na 1ª Turma do STF; veja data

  • Ceará encerra 2025 com maior investimento público nominal da história

  • Alexandre de Moraes integra lista de personalidades mais influentes do mundo, segundo o Financial Times

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat