Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Jardim registrou mais óbitos pela Covid-19 neste mês do que em todo 2020

Desde o último dia 8, a Prefeitura determinou o isolamento social mais rígido restringindo o funcionamento do comércio. Porém, tem enfrentando resistência

25 de maio de 2021
Jardim registrou mais óbitos pela Covid-19 neste mês do que em todo 2020

Mesmo com decreto que proíbe abertura de lojas de setores não essenciais, o centro de Jardim evidencia o descumprimento: lojas abertas e movimento de compradores (Foto: Antonio Rodrigues)

PUBLICIDADE

Com pouco mais de 27 mil habitantes, Jardim enfrenta um dos momentos mais delicados desde o início da pandemia da Covid-19. Neste mês de maio, que sequer chegou ao fim, a cidade do Cariri já soma 21 óbitos pela doença, dado do último boletim epidemiológico divulgado ontem (24) pela Secretaria Municipal de Saúde. Este número que supera as mortes causadas pelo coronavírus em todo o ano passado (18).

No Integrasus- plataforma do Governo do Estado – constam no mês de maio 15 óbitos confirmados pela Covid-19 no município. O município considera a diferença de dado a atualização da plataforma.

Mesmo com a divergência, maio, de longe, bate o recorde negativo de óbitos na cidade, mesmo restando ainda sete dias para serem contabilizados. Até agora, estas 21 vidas perdidas representam 43,7% do total de mortes pela Covid-19 desde o início da pandemia, que fez 48 vítimas em Jardim. “Chegamos a quase um óbito diário aqui”, alerta a secretária de Saúde do Município, Julia Cristina de Sá Roriz.

A título de comparação, a cidade de Crato, também na região do Cariri, que tem quase de cinco vezes a população de Jardim, com 133 mil habitantes, soma neste mesmo mês de maio 28 mortes pela Covid-19, superando a pequena cidade com sete vítimas.

O número de casos confirmados da doença nestes primeiros 24 dias do mês de maio, com 473 infectados, também supera o total de 2020 (393) em cerca de 20%. “Além dos óbitos, somado o aumento de casos, decidimos tomar medidas mais rígidas”, explica a gestora.

Desde o último dia 8, a Prefeitura decretou isolamento social mais rígido, permitindo que apenas os serviços considerados essenciais possam abrir as portas, mas a adesão é baixa.

No último boletim divulgado, Jardim soma, ao todo, 1.402 casos, mas ainda há 161 em investigação.

O que explica este aumento?
A secretária de Saúde Julia Cristina Roiz acredita que a população está muito resistente em relação ao isolamento social. “Temos registro de muitas festas clandestinas. Tivemos denúncias de bares abertos. Nosso território é grande, tem balneários, lugares de festas”, admite.

Com 457 mil quilômetros quadrados, Jardim faz fronteira com as cidades de Barbalha, Porteiras, Penaforte e Missão Velha, no Ceará, e Cedro e Serrita, no Pernambuco. “A rotatividade de pessoas em Juazeiro e Barbalha também é intensa. Difícil fazer esse controle”, lamenta a gestora.

Outro problema identificado pela secretária é que muitos jardinenses deixam o Município para trabalhar em lavouras em outros estados, como Goiás, Santa Catarina e São Paulo. Nesta época do ano, alguns já estão retornando.

Com a baixa adesão ao isolamento social, a secretaria da saúde de Jardim quer medidas mais rigorosas (Foto: Antonio Rodrigues)

Desrespeito ao Decreto de isolamento social
Em regime de isolamento social mais rígido desde o dia 8, o decreto impôs o toque de recolher das 18h às 7h e permitiu que apenas bancos, farmácias, supermercados, postos de combustíveis e borracharias ficassem abertos. No entanto, o que nossa equipe de reportagem viu nas ruas, ontem (24) é totalmente diferente.

Muitos comerciantes de lojas de confecções, eletrônicos e itens do lar se mantém resistentes ao decreto e abriram as portas. “Mesmo com o decreto renovado, continuam funcionando. A gente visita, fecha, mas pouco minutos abrem. Mesmo utilizando todo poder de fiscalização, com a Vigilância Sanitária, nossos agentes Covid, guarda municipal e até a Polícia Militar”, enumera.

O agricultor Juraci Hilário Barros enxerga a dificuldade das pessoas em manter o isolamento. “A população não ajuda. Todo dia tem gente na rua. Não sabemos o que fazer. De manhã cedo, aqui é cheio”, indica em relação a casa lotérica.

No último domingo (23), ele perdeu seu irmão, o mecânico Flávio Hilário, vítima da Covid-19. Pouco antes, outro irmão, o policial Luiz Hiláro também morreu pela doença. “Eu lamento muito e infelizmente temos que encarar de frente”, conta emocionado.

No olhar de Juraci, a resistência por parte dos comerciantes se deve porque a economia na cidade é tímida. Há poucas fontes de renda para a população. “Não tem como sobreviverem. Essa cidade não tem o que sobreviver. A gente depende do comércio. O comércio dos aposentados e do bolsa família”, acredita. O professor Fernando Evangelista tem olhar similar: “A situação econômica é bem precária e já vem de muito tempo. As lojas abrem até tentando fazer precauções”, pondera.

Nas primeiras semanas, a Secretaria de Saúde optou por orientar a população e o comércio, antes de adotar outro tipo de ação. Porém, isso será revisto para os próximos dias. Ontem, uma reunião do comitê de combate à Covid-19, criado pelo Município, definiu por soluções mais rigorosas.

“Vamos aplicar multas. Já fizemos reuniões aos comerciantes pedindo apoio, mas não teve efeito. Fica muito difícil de trabalhar se não tiver uma interação geral.”
Julia Cristina, secretária da saúde de Jardim

Queda de internados
Apesar dos dados preocupantes, Jardim registra uma queda nos casos graves na última semana. O Hospital Municipal, que chegou a ter 25 pacientes internados com a Covid-19, há uma semana, agora soma nove. No total, são 12 pessoas em tratamento hospitalar, ou seja, três estão em outros municípios. No entanto, a própria secretária de Saúde admite que essa redução não se deve ao decreto municipal.

“Estamos com atendimento na Unidade Sentinela e identificando mais rápido os casos, realizando exames de prontidão. Compramos testes rápidos para aumentar o diagnóstico precoce e evitar que evoluam para casos graves”, descreve a secretária. Atualmente, 151 jardinenses estão em tratamento domiciliar.

Por Antonio Rodrigues

Fonte: Diário do Nordeste

Revista Cariri Recomenda

Aeroporto de Juazeiro do Norte é o único do Brasil dentro de um Geoparque da Unesco
Cariri

Aeroporto de Juazeiro do Norte registra mais de 500 mil passageiros em 2025 e reforça crescimento do turismo no Cariri

31 de janeiro de 2026
Domingo de Páscoa tem ‘perigo’ de chuvas intensas em todo o Ceará, mostra aviso do Inmet
Regionais

Chuvas atingem 20 municípios do Cariri e Jardim registra maior volume do dia

30 de janeiro de 2026
Ministério Público investiga exercício ilegal de profissões da saúde e educação física em Crato
Cariri

Ministério Público investiga exercício ilegal de profissões da saúde e educação física em Crato

29 de janeiro de 2026
Decon promove mutirão de renegociação de dívidas em Juazeiro do Norte
Regionais

Decon promove mutirão de renegociação de dívidas em Juazeiro do Norte

27 de janeiro de 2026
Próximos
Ceará passa dos 356 mil casos de Covid-19 e registra 10.240 óbitos pela doença

Brasil ultrapassa marca de 450 mil mortes por Covid-19 registradas

FGTS e auxílio emergencial: saiba como antecipar o saque nos bancos digitais

Auxílio emergencial deve ser prorrogado por até dois meses, diz Pacheco

Mayra Pinheiro defende cloroquina, nega ação de Bolsonaro e contradiz Pazuello

Mayra Pinheiro defende cloroquina, nega ação de Bolsonaro e contradiz Pazuello

Mais Lidas

  • Delete já: vírus que rouba contas bancárias foi encontrado em 10 apps; veja lista

    Trava Zap: o que são as mensagens que travam o WhatsApp

  • Anvisa aprova uso da semaglutida para reduzir risco de infarto e AVC em adultos

  • MP Militar pede ao STM perda de posto e patente de Bolsonaro e ex-comandantes das Forças Armadas

  • Baliza deixa de ser exigida na prova prática da CNH no Ceará

  • Funceme emite alerta de chuvas intensas no Ceará entre terça e quarta-feira

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat