Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Antibolsonarismo favorecerá Lula em 2022, diz cientista político

"O Lula teve um governo bem avaliado. Ele saiu do mandato com 80% de aprovação. E esse governo bem avaliado lá atrás explica por que ele continua forte até hoje", diz o professor Claudio Couto

9 de março de 2021
Antibolsonarismo favorecerá Lula em 2022, diz cientista político

(Foto: Ricardo Stuckert)

PUBLICIDADE

Após o ministro Edson Fachin anular os processos contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Lava Jato nesta segunda-feira (8), ressurgiu a possibilidade do ex-presidente concorrer à presidência em 2022.

O cenário causaria o inédito embate direto entre Lula e o presidente Jair Bolsonaro, tidos como dois dos principais personagens da recente polarização política vivida no país nos últimos anos.

Para o cientista político e professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Claudio Couto, o antipetismo, apontado como alavanca para a eleição de Bolsonaro, hoje está enfraquecido. No ponto de vista dele, o espaço foi ocupado pela aversão ao atual presidente.

“O Lula é hoje mais competitivo do que seria em 2018. A experiência ruim com o bolsonarismo esfriou o antipetismo. Mesmo com todas as suas mazelas, se tiver Lula e Bolsonaro as pessoas votam no Lula ou em qualquer outro partido porque lidaríamos com um governo normal. Hoje, estamos num obscurantista e negacionista. Ainda tem a demora com a vacina e quem votou no Bolsonaro em 2018 está vendo isso”, afirmou Couto.

Para ele, o Brasil está num cenário onde “comparar Bolsonaro com o PT é favorável para o PT”.

“O Lula teve um governo bem avaliado. Ele saiu do mandato com 80% de aprovação. E esse governo bem avaliado lá atrás explica por que ele continua forte até hoje”, diz o professor.

A soltura do ex-presidente e as recentes decisões a favor dele, como esta que considera que a 13ª Vara não tinha competência para julgar os casos do triplex do Guarujá, do sítio de Atibaia e do Instituto Lula favorecem o pestista. De acordo com o cientista político, a polarização que Bolsonaro ajudou a construir hoje começa a se voltar contra ele mesmo.

“O eleitor pensa: ‘Eu quero o oposto disso que está aí hoje’. E na medida em que o governo Bolsonaro se desgasta, ser anti-Bolsonaro por excelência favorece Lula. Pois nada mais anti-Bolsonaro que o PT. A diferença é que Bolsonaro é extremista e o Lula pragmático, mas são dois polos”, afirmou.

O professor da FGV lembra que uma pesquisa do Ipec, divulgada esta semana, aponta que Lula supera Bolsonaro em potencial de voto para 2022.

“Bolsonaro está numa tendência de queda na popularidade, principalmente por conta da inflação e do modo como ele lida com a pandemia. Uma coisa era o Bolsonaro em 2018 que não tinha um governo no currículo e não poderia ser avaliado. Hoje, estar no governo pesa negativamente para ele”, afirmou o professor.

Para Claudio Couto, outro motivo que favorece Lula num possível cenário para 2022 é que desta vez ele não deve ser uma hipótese como ocorreu em 2018, mas sim uma possibilidade real.

Segundo o cientista político, o antipetismo já viveu seu auge em 2018.

Ao ser questionado pela BBC News Brasil se um possível governo Lula poderia causar mais turbulências políticas e dividir o país, Couto disse que a habilidade política do petista o favorece.

“O Lula fez um governo tranquilo, com uma boa relação com o congresso, com outros países. Hoje o Bolsonaro bate cabeça com governadores. O PT, assim como o PSDB, são capazes de fazer governos normais. O mercado deve ficar inquieto no início, mas à medida em que as medidas políticas e econômicas forem adotadas ele melhora”, disse.

Para ele, os partidos de esquerda e centro-esquerda, como o PSOL e o PDT serão “claramente prejudicados num cenário com Lula candidato”.

Ele disse ainda que o PT teria de buscar um candidato de centro para formar a chapa na vice-presidência e conseguir mais apoio para o segundo turno. Ele, porém, acredita que seja difícil uma aliança novamente com o MDB por conta do partido ter apoiado o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.

O professor também disse não acreditar numa frente ampla entre os partidos de esquerda para vencer Bolsonaro.

“No primeiro turno, eu acredito que vai haver uma aliança contra o bolsonarismo até porque a popularidade dele está numa tendência de corrosão. Um terço do eleitorado ainda diz que é fiel a ele, mas a tendência é de queda”, disse.

Couto diz que se estivesse num cassino, apostaria em Lula num possível cenário contra Bolsonaro.

“Bolsonaro perdeu muito apoio. Ele tinha um apoio inflado pelo pagamento do auxílio emergencial. Sem ele, volta para o patamar normal. Agora que Lula pode ser candidato de fato vai ganhar cada vez mais apoio”.

Fonte: BBC News Brasil

Revista Cariri Recomenda

Camilo defende regulação das redes sociais e alerta para riscos a crianças e adolescentes
Política

Camilo Santana anuncia saída do MEC em abril para atuar nas reeleições de Elmano e Lula no Ceará

4 de fevereiro de 2026
Política

MP Militar pede ao STM perda de posto e patente de Bolsonaro e ex-comandantes das Forças Armadas

3 de fevereiro de 2026
Elmano de Freitas apresenta balanço de 2025, destaca investimentos recordes e avanços sociais
Política

Elmano de Freitas apresenta balanço de 2025, destaca investimentos recordes e avanços sociais

2 de fevereiro de 2026
TRE-CE mantém cassação de vereadores do MDB em Farias Brito por fraude à cota de gênero
Política

TRE-CE mantém cassação de vereadores do MDB em Farias Brito por fraude à cota de gênero

27 de janeiro de 2026
Próximos
Ceará tem 40% dos municípios com estoques de oxigênio em situação crítica

Ceará tem 40% dos municípios com estoques de oxigênio em situação crítica

Águas do São Francisco devem chegar ao Castanhão nesta terça-feira (9), prevê SRH

Águas do São Francisco devem chegar ao Castanhão nesta terça-feira (9), prevê SRH

‘Lula livre’ faz Renata Vasconcellos tremer, gaguejar e usar celular em Plantão da Globo

'Lula livre' faz Renata Vasconcellos tremer, gaguejar e usar celular em Plantão da Globo

Mais Lidas

  • Delete já: vírus que rouba contas bancárias foi encontrado em 10 apps; veja lista

    Trava Zap: o que são as mensagens que travam o WhatsApp

  • Anvisa aprova uso da semaglutida para reduzir risco de infarto e AVC em adultos

  • MP Militar pede ao STM perda de posto e patente de Bolsonaro e ex-comandantes das Forças Armadas

  • Baliza deixa de ser exigida na prova prática da CNH no Ceará

  • Funceme emite alerta de chuvas intensas no Ceará entre terça e quarta-feira

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat