Com a suspensão da rede social X (antigo Twitter) determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), na sexta-feira (30), as alternativas Threads e Bluesky ganharam destaque como principais rivais da plataforma no Brasil. A suspensão ocorreu após o X não cumprir a ordem de indicar um representante legal no país.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Threads: o rival lançado pela Meta
O Threads, lançado em 2023 pela Meta, empresa que também controla Instagram, Facebook e WhatsApp, tornou-se uma alternativa popular ao X. Para criar uma conta no Threads, é necessário possuir um perfil no Instagram. A plataforma permite postagens de até 500 caracteres, além de links, fotos e vídeos de até cinco minutos. Os usuários podem curtir, comentar e compartilhar publicações, mas o Threads não possui uma área de trending topics, como o X.
Além disso, o Threads oferece recursos de segurança, como a possibilidade de decidir quem pode responder às postagens e filtros que ocultam termos específicos nos comentários. Outra particularidade é que os usuários bloqueados no Instagram também são automaticamente bloqueados no Threads.
Bluesky: a alternativa descentralizada
Criado em 2019 como um projeto do próprio Twitter, o Bluesky se tornou uma empresa independente em 2021 e ganhou tração após a aquisição do X por Elon Musk, em 2022. O Bluesky adota o protocolo descentralizado AT Protocol, que permite que outras pessoas criem suas próprias redes sociais, funcionando de maneira semelhante ao e-mail, onde é possível enviar mensagens entre diferentes provedores.
No Bluesky, as postagens são chamadas de “skeets” e têm um limite de 300 caracteres. A plataforma, que inicialmente exigia convite para adesão, começou a ampliar seu acesso em fevereiro de 2023.
Como criar conta nas novas redes
Threads
1. Baixe o aplicativo gratuito na loja oficial de aplicativos (App para Android | App para iPhone);
2. Abra o app e faça login com sua conta do Instagram;
3. Escolha se deseja um perfil público ou privado e configure suas preferências de seguidores;
4. Leia e aceite os termos de uso para concluir o processo.
Também é possível abrir uma conta pelo computador, em threads.net
Bluesky
1. Baixe o aplicativo gratuito na loja oficial de aplicativos (App para Android | App para iPhone)
2. Crie uma conta, insira o número do celular e valide com o código recebido.
3. Escolha um nome de usuário e conclua o cadastro.
4. Ambas as plataformas também oferecem a opção de criar contas diretamente pelo computador.
Também dá para abrir uma conta pelo computador: acesse bsky.app
Com a suspensão do X, muitos usuários migraram para o Threads e o Bluesky, que chegaram a figurar entre os assuntos mais comentados na própria plataforma do X antes do bloqueio.
Por Nicolas Uchoa