O WhatsApp anunciou nesta semana uma nova funcionalidade exclusiva para usuários brasileiros: a possibilidade de adicionar uma chave Pix diretamente no perfil pessoal. A novidade promete facilitar transferências financeiras, eliminando a necessidade de perguntar “qual é o seu Pix?”.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Com a atualização, um botão com a chave Pix ficará visível logo abaixo da foto de perfil, permitindo que contatos realizem pagamentos com mais agilidade. A funcionalidade é opcional e começará a ser implementada gradualmente no país a partir de hoje, com previsão de estar disponível para todos os usuários até o final de janeiro de 2025.
O recurso expande a integração do Pix no WhatsApp, que já havia sido introduzida para contas comerciais em junho deste ano, durante o evento global Conversations, realizado no Brasil. Na ocasião, o aplicativo apresentou a funcionalidade para facilitar pagamentos entre clientes e negócios.
Agora, a ferramenta chega para contas pessoais, beneficiando principalmente freelancers, prestadores de serviços e trabalhadores autônomos, que frequentemente lidam com múltiplas transferências. A funcionalidade também promete tornar mais práticos os pagamentos entre amigos e familiares.
Os usuários terão a opção de configurar quem pode visualizar a chave Pix cadastrada no perfil, oferecendo maior controle e privacidade.
De acordo com a Meta, o Brasil é um dos maiores mercados do WhatsApp no mundo, com mais de 150 milhões de usuários no país.
Por Nicolas Uchoa