Um dos mais recentes mods do WhatsApp, o apk (arquivo de instalação) do NS WhatsApp vem crescendo em popularidade, mas traz riscos.
Traduzindo a frase anterior: uma versão modificada do WhatsApp, disponível para download fora das lojas de aplicativos, promete turbinar o app de mensagens e liberar funções para personalizá-lo, mas pode dar dor de cabeça. A começar por problemas com o próprio WhatsApp, que não recomenda o uso de apps terceiros que alterem o oficial e pode até banir o usuário que usar programas que interferem no oficial.
Antes do NS, já houve outros, como WhatsApp Plus, GB WhatsApp, YOWhatsApp…
Em sua área de perguntas frequentes, o WhatsApp diz que:
“Os aplicativos não compatíveis (como o WhatsApp Plus, GB WhatsApp e outros apps que dizem transferir suas conversas entre aparelhos diferentes) são versões modificadas do WhatsApp. Esses apps não oficiais foram desenvolvidos por outras empresas e violam nossos Termos de Serviço. O WhatsApp não é compatível com esses apps porque não podemos validar as medidas de segurança implementadas por eles”
O texto não cita especificamente o NS, mas fala em dois outros com funções bastante parecidas.
(In)segurança da informação
Além de correr risco de ser banido, você coloca seus dados (texto, fotos e vídeos) em risco, já que eles não são criptografados nessas outras plataformas. Simplificando muito, significa que em vez de o conteúdo ir codificado de um servidor do WhatsApp para o outro, ele vai do celular do usuário para o de um intermediário (o mod), que reenvia o material. Não é possível saber se esse conteúdo é apagado, por exemplo.
Não é só isso. Como os sites para baixar o programa não são lojas oficiais de apps, não há como saber se o programa vem livre de vírus –coisa que as lojas de app do Google e Apple costumam verificar.
Por que o NS existe, então?
Para quem quiser se aventurar por sua própria conta e risco, um app destes libera funções indisponíveis na versão regular do WhatsApp. No caso do NS, por exemplo, as novas funções incluem temas para mudar o visual do WhatsApp e novos emojis, tradutor de mensagens para outros idiomas, possibilidade de baixar Stories e de enviar 90 imagens por vez.
Outra vantagem prometida pelo app é uma tal função “anti-ban”, que impediria o usuário ser ser banido pelo WhatsApp e que deixaria reinstalar o mod após o fim da “quarentena” da expulsão, mas o NS não detalha o que se entende por “função anti-ban”.
Procurada, a assessoria de comunicação do WhatsApp não respondeu sobre o caso específico do NS, mas disse que o WhatsApp não autoriza qualquer app que interfira no seu funcionamento. A assessoria também acrescentou que os únicos apps oficiais da empresa são o WhatsApp e o WhatsApp Business.
Fonte: UOL