O WhatsApp começou a liberar gradualmente uma nova funcionalidade que permite transcrever mensagens de áudio diretamente no aplicativo. A novidade é ideal para usuários que não podem ouvir mensagens de voz no momento, seja por estarem em ambientes barulhentos ou por preferirem manter o som de músicas ou vídeos em reprodução.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Além da praticidade, a ferramenta é um avanço em acessibilidade, oferecendo uma alternativa para pessoas com deficiência auditiva acessarem mensagens de áudio.
Segurança garantida
De acordo com um porta-voz do WhatsApp, o recurso respeita a privacidade dos usuários e mantém a criptografia de ponta a ponta já aplicada em todas as mensagens do aplicativo. “As transcrições são renderizadas nos dispositivos, e as mensagens de voz pessoais continuam protegidas — o WhatsApp não pode visualizá-las ou lê-las. Estamos comprometidos em melhorar a experiência com mensagens de voz no aplicativo e teremos mais novidades quando o recurso estiver amplamente disponível”, declarou a empresa.
A ferramenta interna de transcrição chega como alternativa aos chatbots utilizados por usuários para converter áudios em texto, como ViraTexto e LuzIA. Vale lembrar que a novidade não está relacionada à Meta AI, inteligência artificial da empresa-mãe do WhatsApp.
Como usar o recurso de transcrição
A funcionalidade é simples e intuitiva. Confira o passo a passo para usar a transcrição de áudios no WhatsApp:
- Pressione e segure a mensagem de áudio até abrir o menu de opções;
- Selecione “Transcrever”;
- Caso seja a primeira vez, escolha o idioma de sua preferência;
- Leia o texto gerado a partir do áudio.
Se precisar transcrever um áudio em outro idioma, basta tocar na transcrição e alterar o idioma diretamente.
Disponibilidade
Ainda em fase de implementação gradual, a ferramenta será disponibilizada para mais usuários ao longo das próximas atualizações. A Meta, empresa responsável pelo WhatsApp, promete mais detalhes sobre a novidade assim que ela estiver amplamente disponível.
Por Aline Dantas