Hoje em dia, com a sequência da crise econômica é preciso não desperdiçar dinheiro, certo? Então, para tentar te ajudar, conversamos com Leonardo Oliveira, especialista de produtos do Zoom, que vai nos dar dicas simples de como evitar que a vida útil do seu notebook seja encurtada.
O que fazer para manter a vida útil de um notebook por mais tempo? Há alguns softwares que podem prolongar a vida das máquinas?
Os discos rígidos são os componentes mais delicados nos notebooks e devem receber manutenção com softwares específicos indicados pelas fabricantes. Também deve-se excluir, inclusive da lixeira, arquivos desnecessários para não sobrecarregar o computador e deixá-lo lento.
Que atitudes devo tomar para preservar o equipamento como: carregar sempre a bateria em 100%, limpar a tela com produtos adequados (quais seriam esses?), mantê-lo em local arejado? O que é mito e o que é verdade nisso?
Para preservar seu computador é importante ficar atento a alguns pontos básicos:
– Em primeiro lugar, é importante manter o seu computador em local limpo e tomar cuidado com alimentos e bebidas. Tente fugir da tentação de comer “em cima” do aparelho, mesmo em dias corridos, pois sempre existe o risco de derramar algo;
– Outro ponto importante é lembrar de utilizar uma case para notebook em caso de transporte do equipamento. Pode parecer bobagem, mas isso vai ajudar a mantê-lo mais limpo e interferir até mesmo na durabilidade do produto;
– Toda bateria tem um tempo de uso no qual ela vai funcionar normalmente. Após isso, gradativamente, ela perderá a sua capacidade de reter a carga. A partir daí, seu tempo de uso vai diminuir, ficando abaixo do que ela geralmente suportava quando o computador era novo. De forma geral, as baterias podem durar de 3 a 5 anos no máximo de sua capacidade.
A vida útil varia bastante e está relacionada, principalmente, com o notebook para qual ela é usada. Alguns consomem mais, outros menos. Esse tipo de informação é importante de ser checada quando você compra um computador ou uma bateria nova.
Sobre a limpeza da tela, o ideal é utilizar um pano macio. De preferência, de microfibra ou flanela. Se você não conhece muito bem, basta lembrar que é no mesmo estilo daquele paninho que sempre vem nas caixinhas de óculos.
Com o pano em mãos — e o notebook desligado, como lembramos anteriormente — basta seguir o passo a passo:
– passe o pano seco delicadamente sobre a tela. Faça movimentos horizontais em apenas um sentido. Evite esfregar demais para não manchar;
– Aplique algumas vezes o produto para limpeza de notebooks no tecido, mas sem deixá-lo encharcado. Apenas algumas gotinhas são suficientes;
– Faça o primeiro movimento novamente;
– Se achar que ainda não está completamente limpo, aplique mais algumas gotinhas e repita o processo;
– Espere secar completamente antes de ligar o computador.
A limpeza das teclas é importante para o bom funcionamento dos equipamentos. Limpar o teclado do notebook com pano úmido é a forma mais conhecida de limpar o teclado do notebook. Seguem algumas dicas:
– Antes de mais nada, desligue o notebook para evitar clicar ou abrir programas sem querer;
– Opte por panos lisos e que não soltem fiapos, como flanelas ou microfibra;
– Umedeça um pano em água, evitando que ele fique encharcado;
– Deslize sobre o teclado nas áreas de sujeira aparente, fazendo movimentos sempre na mesma direção;
– Finalize com um pano seco e espere o teclado secar para ligar novamente o seu notebook.
Os cotonetes (ou até mesmo pequenos pincéis) alcançam áreas menores e mais delicadas, por isso podem ser mais efetivos caso você deseje uma limpeza mais profunda do teclado do seu notebook. Separe vários cotonetes para o procedimento, pois eles absorvem sujeira rapidamente.
– Mais uma vez, não se esqueça de desligar o notebook;
– Molhe o cotonete em água ou álcool isopropílico (se você optar por usar um pincel, isso não é necessário);
– Deslize as pontas entre as teclas, tentando buscar o vão entre elas;
– Repita o movimento algumas vezes para tirar toda a sujeira.
Por Daniel Praciano
Fonte: Diário do Nordeste