A rede social Koo, conhecida como a “alternativa indiana ao Twitter”, encerrou suas operações após tentativas frustradas de conseguir investimentos para a continuidade da plataforma. O anúncio foi feito pelos cofundadores, Aprameya Radhakrishna e Mayank Bidawatka, em uma publicação no LinkedIn nesta quarta-feira (3).
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
A Koo foi lançada com o objetivo ambicioso de se destacar no competitivo mercado global de mídia social. No entanto, como explicaram os cofundadores em sua nota conjunta, os elevados custos necessários para manter o projeto, iniciado em 2020, acabaram dificultando sua sustentabilidade a longo prazo.
Para tentar manter a plataforma ativa, a rede social demitiu parte de seus funcionários em 2023 e iniciou negociações para venda ou fusão com outras empresas. Uma das negociações envolveu o agregador de conteúdo Dailyhunt, mas o acordo não foi concluído.
Investimentos insuficientes
Avaliada em US$ 275 milhões, a Koo conseguiu levantar cerca de US$ 66 milhões em investimentos. No entanto, esse aporte inicial não foi suficiente para cobrir os custos operacionais e garantir a viabilidade da empresa. Segundo Radhakrishna e Bidawatka, seria necessário um investimento agressivo e de longo prazo para que a companhia se tornasse lucrativa.
Sucesso e rivalidade com o Twitter
Lançada globalmente em 2022, a Koo funcionava de forma semelhante ao Twitter, permitindo a publicação de mensagens de texto, fotos e vídeos, além de curtidas e outros recursos. Com a venda do Twitter para Elon Musk, a Koo foi apontada como uma alternativa para os usuários insatisfeitos com a nova gestão.
Em seu auge, a plataforma chegou a registrar 2,1 milhões de usuários ativos mensais e 10 milhões de usuários no total, incluindo autoridades indianas, políticos e celebridades de diversos países. A rede social também ganhou popularidade no Brasil, especialmente durante os períodos de instabilidade do Twitter.
Koo anuncia seu encerramento hoje devido a um ambiente de financiamento ruim. Obrigado por tudo Brasil. Nós amamos vocês. O passarinho amarelo diz um último adeus… 🐣💔 pic.twitter.com/zCcYeMqvLN
— 🐥 Koo Brazil (@KooForBrasil) July 3, 2024
Mensagem de adeus
Na mensagem de despedida, Radhakrishna e Bidawatka agradeceram aos usuários, colaboradores, investidores e apoiadores, e prometeram retornar em breve com novos projetos.
“Quanto a nós, somos empreendedores de coração e vocês nos verão de volta à arena de uma forma ou de outra. Até lá, obrigado pelo seu tempo, atenção, bons desejos e amor. O passarinho amarelo diz seu último adeus”, finalizaram.
Por Nicolas Uchoa