Nesta terça-feira (12), o governador Elmano de Freitas participou da cerimônia de entrega de certificados para 400 formandos do primeiro ciclo de multiplicadores do projeto H-TEC. A iniciativa do Governo do Ceará, promovida pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) e pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), busca preparar profissionais para o setor de energias renováveis no estado.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Durante a cerimônia, Elmano destacou o papel estratégico do projeto na formação de mão de obra qualificada para o mercado de trabalho cearense, especialmente para as áreas de tecnologia e energias renováveis. “Precisaremos de muitas pessoas qualificadas para ocupar postos de trabalho. Estamos juntos com as instituições parceiras, universidades e setores de pesquisa para garantir que essas oportunidades sejam concretizadas. Esse certificado marca o início de uma nova etapa para os formandos, que agora também podem formar outros profissionais,” afirmou o governador.
Formação para multiplicadores e foco em energias renováveis
O projeto H-TEC, em sua primeira fase, capacitou duas turmas, com até 1.050 vagas, para formar multiplicadores que serão responsáveis pela instrução de novos técnicos. A expectativa é que essa base de profissionais possibilite a capacitação de mais 11 mil pessoas para o mercado de energias renováveis. Entre os temas abordados estão hidrogênio verde, energia eólica, energia solar, distribuição de energia e segurança do trabalho.
Sandra Monteiro, titular da Secitece, frisou o compromisso com o desenvolvimento sustentável e a importância da integração entre diversas áreas do estado para concretizar o projeto. “Essa ação foi pensada para capacitar com qualidade e garantir que esses profissionais sejam absorvidos pelo mercado. É uma grande conquista para o Ceará, que almeja ser referência em inovação e sustentabilidade,” declarou Monteiro.
Jorge Soares, diretor de inovações da Funcap, também ressaltou o impacto do programa e a qualificação dos concludentes. “Hoje certificamos 400 profissionais, e até dezembro queremos alcançar mais 500. Esses multiplicadores têm a capacidade não só de formar novos técnicos, mas também de atuar no mercado. É gratificante ver a concretização desse projeto de capacitação,” comemorou.
Com uma carga horária de 360 horas, o curso foi dividido entre aulas teóricas e práticas. As atividades incluíram temas essenciais para o setor de energias renováveis e aconteceram de março a setembro deste ano.
Presidente do Centec, Acrísio Sena lembrou a força estratégica do Ceará dentro do mercado de energias renováveis. “Saímos todos entusiasmados com a concepção estratégica pensada pelo governador e seus parceiros para o lançamento desse projeto. Fico muito feliz com as parcerias e iniciativas. Esse sol que brilha tanto para nós ainda vai nos encher de orgulho. As energias renováveis são o futuro da humanidade”.
Projeto H-TEC
Com investimento estadual de R$ 34 milhões ao longo de quatro anos, o H-TEC tem como principal objetivo dar suporte para o setor de energias renováveis, por meio da capacitação de profissionais qualificados. Com o projeto, são implantados laboratórios de ensino especializados e de formação técnica, alinhados ao mercado de trabalho na área de geração de energias eólica, solar fotovoltaica e hidrogênio verde.