O cache é um banco de dados presente em muitas máquinas e softwares, cuja principal função é armazenar dados temporários que auxiliam no funcionamento de um dispositivo ou app. A seguir, confira mais informações sobre ele e por que é importante limpá-lo com regularidade.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | Twitter | Instagram | YouTube | Koo
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
O que é e como funciona o cache?
O cache está presente tanto em aplicativos (nativos e baixados da loja) quanto em dispositivos (como computador, tablet e smartphone). Ele serve para armazenar inúmeros dados temporários, úteis para que o sistema ao qual ele está ligado possa realizar funções específicas ou acessar determinadas informações do usuário.
Por exemplo: se você baixou um app de compras e fez um cadastro, o cache deste aplicativo deve armazenar diferentes informações sobre o uso que você faz do aplicativo, como dados sobre as buscas na barra de pesquisa, botões que você mais utiliza, e até registros de alguma compra já feita. Há diversas outras funções para o cache, como acessar dados que melhoram a fluidez do app, economizar na largura de banda quando os dados já estão salvos e não precisam ser baixados novamente, etc.
Seja como for, os dados são armazenados temporariamente e devem sumir após algum tempo, a fim de que novos dados sejam hospedados em seguida.
Por que os dados do cache devem ser limpos?
Apesar de ser um mecanismo muito útil para diversos tipos de máquinas e aplicativos, um acúmulo excessivo do cache pode afetar significativamente a experiência de navegação e usabilidade do usuário. Confira, a seguir, alguns dos problemas acarretados pelo excesso destes dados:
• Alto consumo do armazenamento interno: embora sejam dados temporários, as informações de cache ainda ocupam espaço dentro do celular, então, é possível que um dia você não possa mais baixar arquivos porque os dados do cache ocuparam todo o armazenamento interno restante;
• Lentidão: a sobrecarga de dados em cache pode ocasionar uma navegação mais lenta e até engasgos, tornando desagradável a experiência de usar um app ou dispositivo;
• Problemas de segurança: o cache também pode armazenar dados extremamente sensíveis do usuário, logo, se o dispositivo for invadido e houver informações preciosas salvas nesta memória, elas podem cair facilmente em mãos erradas.
Dito isso, quando o cache é limpo com regularidade, é possível usufruir de uma experiência mais eficiente em aplicativos e dispositivos, e até liberar um pouco de espaço na memória dos aparelhos.
Fonte: Olhar Digital