Nesta quarta-feira (16), o Governo do Ceará inaugurou simultaneamente seis laboratórios de capacitação técnica em diferentes municípios do estado, como parte do Projeto H-TEC. A iniciativa, que recebeu um investimento total de R$ 4.052.725,38, teve sua cerimônia de inauguração conduzida virtualmente pelo governador Elmano de Freitas. Os laboratórios estão localizados em Fortaleza, Quixeramobim, Mauriti, Juazeiro do Norte, São Gonçalo do Amarante e Sobral.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Durante o evento, o governador destacou a importância do projeto para abrir oportunidades de emprego em setores estratégicos, especialmente na área de energias renováveis. “Estamos iniciando esses cursos nas suas regiões porque já há investimento na área de energia renovável. Vocês vão concluir esse curso totalmente qualificados para ocupar essas vagas de emprego”, afirmou Elmano de Freitas.
Cursos de capacitação técnica
Com a inauguração dos laboratórios, foi dado início ao primeiro ciclo de cursos de qualificação técnica do Projeto H-TEC, que prevê a oferta de 11.550 vagas até 2026. Nesta fase inicial, 300 alunos do turno da manhã já começaram suas aulas, e um total de 1.800 estudantes foi selecionado no edital para concluir a formação até junho de 2025.
A secretária da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Sandra Monteiro, enfatizou a importância da integração entre os diversos agentes envolvidos no projeto para garantir uma capacitação de qualidade. “Esse projeto visa à qualificação de uma maneira integrada, pois nada se faz sozinho. Que possamos crescer e nos desenvolver com uma excelente formação para todos”, disse Monteiro.
Estrutura dos laboratórios
Os laboratórios são equipados com tecnologia de ponta, incluindo computadores, equipamentos de segurança do trabalho e diversas bancadas didáticas, como de energia solar on-grid e off-grid, energia eólica, hidráulica, instalações elétricas e sistemas de produção e armazenamento de hidrogênio verde. Esses recursos foram pensados para proporcionar uma formação prática e moderna, alinhada às demandas do mercado de energias renováveis.
Acrísio Sena, presidente do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), ressaltou que o projeto tem cumprido rigorosamente os prazos estabelecidos, elogiando a gestão do governador Elmano de Freitas. “Esse é um momento histórico. Estamos avançando com a concretização dos laboratórios, e tanto a Secitece quanto o Centec seguirão dando suporte a essa estratégia de transição energética do Ceará”, afirmou Sena.
Projeto H-TEC
Com investimento estadual de R$ 34 milhões ao longo de quatro anos, o H-TEC tem como principal objetivo dar suporte para o setor de energias renováveis, por meio da capacitação de profissionais qualificados. Com o projeto, serão implantados laboratórios de ensino especializados e de formação técnica, alinhados ao mercado de trabalho na área de geração de energias eólica, solar fotovoltaica e hidrogênio verde.
O projeto conta com a parceria da Secretaria do Trabalho do Ceará (SET); da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc); da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE); da Universidade Federal do Ceará (UFC); da Universidade Estadual do Ceará (Uece); do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE); e do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec). Além do apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e também da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), instituição vinculada à Secitece.