Aplicativos contendo malware, adware e phishing para Android foram localizados na Google Play Store. Aqueles que foram identificados incluem uma ferramenta de otimização do sistema operacional, um equalizador de música e mais.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
• Facebook
• Twitter
• YouTube
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
A descoberta foi feita pelo Dr. Web, que relatou que os cibercriminosos utilizam aplicativos para realizar comandos do módulo ‘Firebase Cloud Messaging’, carregando anúncios em sites, iniciando um servidor proxy e coletando informações pessoais.
Alguns aplicativos contam com mais de 1 milhão de downloads.
Um dos aplicativos mais baixados é o Tubebox – ainda disponível no Google Play Store – que promete recompensas em dinheiro para usuários que assistem aos vídeos e anúncios apresentados. Porém, a aplicação não realiza o pagamento dos usuários alegando que ocorreu um erro e pede que eles continuem assistindo as propagandas para que recebam a recompensa assim que o problema for normalizado.
Além do TubeBox, outros aplicativos maliciosos foram localizados e removidos da loja do Google:
• Bluetooth device auto connect (bt autoconnect group)
• Bluetooth & Wi-Fi & USB driver (simple things for everyone)
• Volume, Music Equalizer (bt autoconnect group)
• Fast Cleaner & Cooling Master (Hippo VPN LLC)
O Dr. Web também descobriu uma série de aplicativos que estavam disfarçados de bancos e grupos de investimento russos. Esses aplicativos levavam os usuários para atividades no mínimo estranhas, como registrar contas e enviar aplicativos para coletar informações pessoais. Confira na imagem abaixo:
Caso tenha algum desses aplicativos instalados em seu smartphone, a recomendação é desinstalá-los o quanto antes.
Fonte: Olhar Digital