Líquidos não combinam com eletrônicos, já estamos cansados de saber. Eles têm o poder de arruiná-los em segundos, causando prejuízos de milhares de reais — ainda mais no caso de notebooks.
Curta e siga nossas redes sociais:
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Mas acidentes acontecem, e é importante sabermos como proceder caso nosso equipamento seja molhado (com água, café ou qualquer líquido), para evitar um dano maior.
O mais importante, claro, é procurar assistência técnica especializada o mais rápido possível. Mas há algumas dicas do que fazer imediatamente após o desastre.
Preparamos esta pequena lista prática que pode salvar seu notebook:
1) Desligue o computador
A primeira atitude é “desenergizar” o aparelho, como diz Caio Maurelli, técnico que atua em uma empresa de reparo de notebooks em São Paulo.
Em quase todos os modelos, o jeito mais rápido de se fazer isso é segurando o botão de liga/desliga, por cerca de 10 segundos. Mas apenas desligar não basta, é importante também retirá-lo da tomada, para cortar qualquer ligação elétrica.
2) Desplugue todos os acessórios
Isole o computador de qualquer outro equipamento conectado a ele. Ou seja: remova fones de ouvido, mouse, teclado, pen drives e qualquer acessório conectado às portas USB ou USB-C.
3) Seque o excesso de líquido
Independentemente do derramamento ser grande ou pequeno, de água, café ou qualquer outra coisa, é importante tirar o excesso do líquido. Assim, você fisicamente evita que ele penetre ainda mais no notebook.
Primeiro, faça uma secagem, ainda que superficial, com panos absorventes. O ideal é que seja um tecido que não solte fiapos e nem se desfaça em contato com o líquido. Seja delicado ao secar, afinal, estamos lidando com componentes sensíveis e caros.
Detalhe importante: água, por incrível que pareça, é menos danosa do que outros líquidos. “Bebidas com açúcar, como refrigerantes e sucos, vão causar uma oxidação mais rápida da placa”, diz Maurelli. Portanto, deixar secar ao natural é uma péssima opção.
Também pode-se utilizar cotonetes para alcançar alguns cantos e frestas que o pano não consegue atingir. Se o líquido em questão não for água, umedeça um cotonete com álcool isopropílico para fazer uma limpeza. (Mas atenção: nunca jogue álcool diretamente no computador.)
4) Não tente evaporar o líquido com calor
Não recorra a uma fonte de calor, como um secador de cabelos, para acelerar a secagem. O dano ao equipamento pode ser ainda maior pelo aquecimento dos componentes.
5) Posicione seu notebook em um formato de V invertido
Coloque o notebook de cabeça para baixo, aberto, em um formato de V invertido, sobre uma superfície plana, como uma mesa.
Dessa forma, algum excesso de líquido que poderia escorrer para dentro do notebook sairá dele. Aí, repita a etapa da limpeza manual com panos e cotonetes.
6) Abra seu computador (se souber o que está fazendo)
Não recomendamos que você abra seu notebook por conta própria, pois você pode causar danos maiores ao hardware do computador, caso não tenha conhecimento. Então, esta dica só vale para quem estiver confortável com a situação. Se não tiver conhecimento técnico, pule para a próxima etapa.
A intenção não é tentar secar os componentes internos, e sim retirar a bateria. “A maioria dos notebooks hoje tem bateria interna, que não é removível por fora”, ressalta Maurelli.
Então, caso saiba como fazer isso, abra o computador e retire a bateria. Seque-a, se necessário.
Já que o computador já foi aberto, se possível, também remova com cuidado outros componentes, como o disco rígido, a CPU e a memória RAM, e seque-os também. Aqui também é importante o uso de cotonetes, embebidos em álcool isopropílico caso o líquido não seja água.
Antes de montar novamente e fechar o notebook, assegure-se de que tudo esteja completamente seco. Isso pode demorar horas e até dias.
7) Não religue o computador
Resista à tentação de testar se ele “resistiu” ao banho. É de extrema importância que o aparelho não seja ligado novamente com qualquer resquício de umidade.
8) Leve o notebook até um profissional
Os passos anteriores devem ser tomados rapidamente, em uma verdadeira corrida contra o tempo, antes que o líquido atinja seu computador de forma mais profunda. Mas não dispensam o trabalho de um profissional: a medida mais importante é buscar ajuda de quem trabalha com reparo de notebooks.
“Um notebook pode até voltar a ligar e funcionar, mas isso não garante que não vai haver uma oxidação mais para a frente”, diz Maurelli, alertando para a importância da secagem completa. Qualquer resquício de líquido pode causar problemas.
No reparo, o que geralmente se faz é aplicar um “banho químico” nos componentes, a fim de barrar a oxidação da placa, que leva à inutilização do aparelho. Assim, a placa é limpa de forma definitiva antes de ser reinstalada.
Se você estiver em um local isolado ou muito distante de uma assistência técnica, siga todo este guia de dicas, deixe o aparelho desligado e, assim que possível, leve o notebook para ser analisado por um profissional.
Lembre que o barato, em geral, sai caro. O gasto com uma assistência técnica será muito menor do que a eventual perda do notebook.
Fonte: Tilt/UOL