Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Celular sem carregador é mais prejudicial para o meio ambiente

6 de abril de 2021
Celular sem carregador é mais prejudicial para o meio ambiente
PUBLICIDADE

Antes de 2020, os carregadores de celular serviam como o melhor exemplo de acessório que a gente nunca imaginou que pudesse ser removido da caixa dos aparelhos. Afinal, a gente precisa deles para garantir o funcionamento dos celulares.

Mas eis que vem a Apple como uma verdadeira defensora do planeta para nos salvar do desperdício, mostrando como os carregadores na verdade aumentam a nossa emissão de carbono global e contribuem para o acúmulo de lixo eletrônico.

E então, como todo mundo já tem carregadores em casa, eles anunciam que os próximos iPhones vão vir sem isso e sem fones na caixa. Dessa forma, as caixas ficam menores e ajudam a otimizar o uso de espaço nos containers e reduz a emissão de poluentes.

Os argumentos são bem apresentados e por mais que muita gente fique revoltada e por mais que a gente saiba que a justificativa real é apenas o lucro deles, no fundo parece que eles têm um bom motivo para justificar a ação dessa vez.

No entanto, quanto mais eu leio, pesquiso e penso a respeito, mais eu me convenço que a realidade é outra e que simplesmente remover os carregadores das caixas dos smartphones é pior para o meio ambiente.

Carregadores viram lixo eletrônico
A Apple fez o que fez, e o negócio virou tendência na indústria. Um dos argumentos deles foi que todo mundo já tem o carregador certo, por isso só o cabo já basta, mas aí, nos iPhones 12, ele mandam o cabo USB-C, que só funciona pra quem ou já tinha comprado um carregador melhor, ou tava fazendo um upgrade direto do iPhone 11 Pro ou Pro Max, que foram os únicos a vir com esse tipo de carregador.

E para os outros usuários que têm os carregadores básicos esse cabo automaticamente se torna lixo eletrônico. A menos que eles comprem um carregador novo.

Além disso, na mesma família do iPhone 12, a Apple traz como destaque o sistema magsafe de carregamento wireless, que pelo que os rumores indicam, aliás, vai ser obrigatório em aparelhos futuros da marca. Só que essa base nova não vem com os celulares. E pior, ela também não vem com o plug de tomada.

Então quem quiser esses acessórios também vai ter que comprar mais duas caixinhas diferentes. Sem falar que a recarga wireless é quase 50% menos eficiente que a recarga via cabos, o que aumenta o consumo de energia elétrica e portanto é pior pro ambiente nesse sentido também. Percebe, Ivair, a petulância do cavalo?

Efeito dominó
Mas tudo bem, vamos ignorar essas inconsistências por alguns instantes e pensar na visão interna das empresas. Imagine que você é um executivo dessas empresas. Ao remover os carregadores e fones das caixas, elas ficam menores. Então eles não só conseguem fazer caber mais aparelhos por container e poluem menos assim, mas também estão contribuindo para gerar menos lixo eletrônico e tudo mais.

Você, como um bom executivo que é, faz algumas contas rápidas e calcula que, com isso, vai reduzir bastante a impressão de carbono da companhia e ao mesmo tempo economizar uma bolada de dinheiro com materiais.

Só que o mundo não acaba na empresa e aí vem o efeito dominó. Eu não sei vocês, mas na época que eu tinha meus próprios smartphones, quando eu trocava um antigo pelo próximo, eu não deixava guardado. O que a grande maioria das pessoas faz com celulares velhos é ou vender, ou passar adiante. E nesses casos você geralmente manda o carregador junto.

Mesmo que você tenha sido vidente, previu que ia precisar do carregador e ficou com o seu quando deu um celular velho pra alguém, a pessoa que recebeu o seu aparelho ainda vai precisar de um carregador, certo?

Isso ainda sem falar que tem outros problemas, primeiro que os carregadores antigos eventualmente acabam estragando, são perdidos ou afanados, ou simplesmente não são tão rápidos quanto os carregadores mais modernos. E como os smartphones atuais estão com baterias cada vez maiores, ficar com um carregador lento é uma desvantagem.

A produção de caixas diminuiu mesmo?
Então agora a gente faz uma conta: você compra um celular novo sem carregador e ele vem em uma caixinha menor e bonitinha. Só que você vai precisar de um carregador, e como ele não veio na mesma caixa, ele vai precisar de uma embalagem própria, que ocupa bem mais espaço do que se eles estivessem dentro de uma caixa de celular um pouco maior que essa.

Sendo assim, a gente já vê que o argumento da redução não dá muito certo a favor do meio ambiente. Mas fica pior, porque as embalagens que a gente recebe nas entregas não são só a do celular e a do carregador. A gente recebe cada uma delas dentro de uma caixa separada de papelão, geralmente forrada de bolhas de plástico. E até aqui já foram duas dessas.

Se você for entrar no mundo da recarga sem fios, aumenta isso para três caixas. Se você não tem um fone de ouvido compatível com o conector do seu celular, que agora não tem mais entrada para fones normais, então vai ter que comprar um também porque eles também tiraram isso do pacote.

Agora são quatro caixas enormes de entrega e para cada uma delas provavelmente rolou uma viagem separada do veículo de entregas até a sua casa, o que não ajuda na poluição.

Os celulares têm caixa de som e não precisam dos fones pra funcionar, então isso realmente não é essencial e a gente até pode ignorar essa parte, embora muitas pessoas considerem esse ponto relevante.

Seja como for, por mais que eu não seja um cientista pra fazer essas contas todas com precisão, eu ainda estaria disposto a apostar que tudo isso junto tem um impacto muito maior sobre o meio ambiente do que se o carregador simplesmente viesse junto com a caixa.

As empresas não estão mentindo quando dizem que ao remover isso elas estão reduzindo o impacto no meio ambiente. Porém, o efeito disso é que o impacto de cada comprador sobre o meio ambiente aumenta. Resumindo: as empresas transferiram o peso delas para os consumidores, saíram com a imagem limpa e ainda lucram nesse processo. É assim que se faz negócios, crianças!

Afinal, como ajudar o meio ambiente?
Mas então o que as empresas poderiam fazer se realmente quisessem ajudar o meio ambiente? Bom, eu não tenho todas as respostas, mas uma opção que tem bom potencial é investir em carregadores melhores.

Um exemplo são os novos carregadores a base de nitreto de gálio, que é um material que consegue ser 25% mais eficiente do que o usado nos carregadores modernos, ao mesmo tempo em que permite fazer carregadores bastante potentes que ainda assim caberiam nas caixas menores dos celulares mais recentes.

E por serem mais eficientes, eles também aquecem menos, o que permite que eles durem mais tempo. Ou seja, em uma tacada, isso faria a gente gastar menos energia, reduziria o uso de materiais, permitiriam mandar mais celulares por container sem aumentar o envio separado de carregadores e demoraria mais tempo até os carregadores irem parar no lixão.

A Xiaomi, que tinha originalmente dado a entender que ia lançar o Mi 11 sem carregador também, voltou atrás no lançamento global e não somente voltou a incluir um na caixa, mas fez isso com um carregador de nitreto de gálio. Vamos ver agora se eles continuam assim nos lançamentos futuros ou se vão discretamente remover isso também nos próximos.

Fonte: Tecmundo

Revista Cariri Recomenda

Data Center do TikTok no Ceará será o maior do Brasil; investimento supera R$ 200 bilhões
Tecnologia

Data Center do TikTok no Ceará será o maior do Brasil; investimento supera R$ 200 bilhões

3 de dezembro de 2025
Ceará amplia estratégia para levar datacenters ao interior com rede do Cinturão Digital
Tecnologia

Ceará amplia estratégia para levar datacenters ao interior com rede do Cinturão Digital

1 de dezembro de 2025
📵 WhatsApp deixará de funcionar em iPhones antigos a partir de 5 de maio
Tecnologia

WhatsApp libera recurso de digitalização de documentos diretamente no aplicativo; veja como usar

24 de novembro de 2025
Ceará proíbe bloqueio de celulares por inadimplência; lei sancionada por Elmano reforça defesa do consumidor
Tecnologia

Ceará proíbe bloqueio de celulares por inadimplência; lei sancionada por Elmano reforça defesa do consumidor

20 de novembro de 2025
Próximos
Teve a conta digital bloqueada pela Caixa? Saiba o que é preciso fazer

Caixa não vai abrir agências aos sábados para pagar auxílio emergencial 2021

Com um óbito a cada 20 segundos, País bate recorde e registra 4.195 mortes por Covid em 24 horas

Com um óbito a cada 20 segundos, País bate recorde e registra 4.195 mortes por Covid em 24 horas

Presidência tira do ar foto de condenado no mensalão em cerimônia com Bolsonaro no Planalto

Presidência tira do ar foto de condenado no mensalão em cerimônia com Bolsonaro no Planalto

Mais Lidas

  • Fui bloqueado no WhatsApp. Como desbloquear?

    Fui bloqueado no WhatsApp. Como desbloquear?

  • Adolescente de 13 anos é sequestrada, agredida e abusada sexualmente em Juazeiro do Norte

  • Samu 360 moderniza atendimentos de urgência no Ceará e reduz tempo de resposta em quase 12%

  • ‘O Agente Secreto’ e Wagner Moura são indicados ao Globo de Ouro

  • Governo lança novas regras para CNH e promete reduzir custos para tirar a carteira de motorista

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat