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Celular foi roubado no Carnaval? Veja o que você precisa fazer

Separamos algumas dicas de segurança para você tanto se precaver de ter o celular roubado quanto saber que medidas tomar caso já tenha tido seu aparelho furtado

18 de fevereiro de 2023
‘Golpe da mão fantasma’ faz vítima ver dinheiro sendo roubado pelo celular; saiba como se proteger

Os seminários tem o objetivo de democratizar o conhecimento e estimular uma atuação mais crítica, ética e consciente no uso das tecnologias digitais (Foto: Pradamas Gifarry/Unplash)

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Os blocos de Carnaval pelo Brasil afora geram a oportunidade para muitos bandidos roubarem ou furtarem celulares de foliões. Sem o celular em mãos, surge a dúvida de o que fazer após ter o celular roubado.

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Separamos algumas dicas de segurança abaixo para você tanto se precaver de ter o celular roubado quanto saber que medidas tomar caso já tenha tido seu aparelho furtado.

Antes de cair na folia

• Repense se a combinação que você usa na senha do seu celular é segura. A mesma reflexão vale para as senhas dos aplicativos instalados no aparelho (Facebook, Instagram, Snapchat…). Se o seu celular tiver reconhecimento de impressão digital, de olhos ou facial, opte por ativá-lo. É mais seguro.
• Mantenha o GPS do seu celular ativado. É fundamental para que ele possa ser rastreado após um furto ou roubo.
• Descubra o número IMEI do aparelho e anote em um lugar seguro. Ele funciona como se fosse o RG do celular: cada aparelho tem um código único que o identifica em relação aos demais.

É importante que esse código esteja registrado no boletim de ocorrência que você terá que fazer ao procurar a polícia após um roubo ou furto. A Anatel possui um cadastro geral de IMEIs bloqueados. Via de regra, uma vez que o código entra nesse sistema, o celular fica inutilizável. As operadoras de telefone também possuem seus próprios bancos de dados de dispositivos furtados e roubados.

• Ative a autenticação em duas etapas (ou dois fatores) de seus aplicativos. Ela funciona como uma camada a mais de segurança. Sempre que você ou alguém tentar entrar no aplicativo com o seu usuário e senha, o sistema vai enviar um código temporário via SMS ou aplicativo autenticador. O aplicativo só vai liberar o acesso total após o reconhecimento desses números.
• Por garantia, faça um backup dos arquivos e aplicativos instalados em seu celular em algum serviço de armazenamento em nuvem: Google Drive do Android e iCloud da Apple, por exemplo. Não se esqueça do backup do WhatsApp, que é um pouco diferente.

Fui roubado ou furtado, o que faço?

1 – B.O. e bloqueios
Entre as primeiras medidas indicadas está fazer um boletim de ocorrência. A partir dele será possível ter documentado o que ocorreu. No boletim, que pode ser feito online, o usuário deverá informar seus dados pessoais, detalhes de onde e como foi a ocorrência, além do maior número possível de informações técnicas sobre o dispositivo (marca, modelo, IMEI e etc).

Logo após, o ideal é ligar nos bancos solicitando o bloqueio temporário da conta para não ocorrer movimentações indesejadas, como compras, transferências e saques. É indicado também que os cartões também sejam bloqueados porque ao ter acesso ao seu aparelho, o invasor pode capturar informações do seu cartão através de carteiras digitais como Samsung Pay e Apple Pay.

Em situações mais avançadas pode ser feita uma análise de todos os sites salvos em seus navegadores – alguns deles podem conter o seu cartão de crédito registrado, sendo possível ser utilizado.

Caso algum valor saia da sua conta bancária, é necessário fazer novamente o boletim de ocorrência e pedir o ressarcimento do valor para o banco. É importante verificar se a conta bancária tem algum tipo de seguro, se não tiver, é possível ser necessário entrar com uma ação contra o banco.

Em seguida, a indicação é ligar para a operadora pedindo o bloqueio do chip e do IMEI (Identificação Internacional de Equipamento Móvel), isto é, a identificação global e única para cada telefone celular. É importante pedir o bloqueio e não cancelamento da linha, para que futuramente a operadora habilite o mesmo número.

2 – Apagar dados e trocar senhas
É importante também alterar as senhas de acesso a serviços, como email, de redes sociais e aplicações financeiras, além de encerrar as sessões previamente estabelecidas.

Quando você altera sua senha em outro dispositivo, automaticamente os aparelhos conectados já são deslogados, não sendo necessário apagar de fato o aplicativo. As senhas do Facebook, Instagram e outras redes sociais, e do email podem ser mudadas pelo computador.

Logo após o roubo/furto compartilhe, em suas redes o ocorrido, para que caso haja uma tentativa de golpe seus conhecidos já estejam cientes.

3 – iPhone: busca e bloqueio do celular
Nos aparelhos com sistema iOS existe um mecanismo de segurança chamado de buscar para bloquear o celular e achá-lo que é vital o usuário deixar ativado.

Para encontrar o dispositivo, inicie uma sessão em iCloud.com/find e marque o dispositivo como perdido – ele será bloqueado remotamente com um código de acesso, mantendo suas informações seguras. Essa opção também desativa o Apple Pay no dispositivo perdido.

Ainda é possível, através do sistema do iOS, caso nunca tenha anotado, encontrar o número de série (IMEI) do aparelho e compartilhar com as autoridades, e apagar o dispositivo remotamente.

4 – Android: Busca e bloqueio do celular
Para encontrar, bloquear ou limpar um dispositivo Android que foi roubado ou furtado é necessário que ele esteja: ligado, conectado a uma Conta do Google, com os dados móveis ligados ou conectado com um wi-fi, visível no Google Play, além da localização e o serviço “encontre meu dispositivo” ativado.

O caminho para encontrar essas duas opções pode mudar de aparelho para aparelho, mas elas sempre vão estar na parte de configurações.

As funções descritas acima podem ser feitas a partir do acesso ao site, onde será necessário fazer o login na Conta do Google. Se você tem mais de um smartphone, clique no perdido na parte superior da tela. Caso o celular tenha mais de um perfil de usuário, faça login com uma Conta do Google que esteja no perfil principal. Depois disso, o smartphone receberá uma notificação e no mapa você verá onde ele está em uma localização aproximada, não exata.

Se não conseguir encontrá-lo, aparecerá o último local conhecido dele. Depois disso, ao clicar em ativar bloqueio e limpeza, você poderá escolher entre:

• Reproduzir som: onde o aparelho reproduzirá um som, por cinco minutos, mesmo que ele esteja no modo silencioso ou de vibração.
• Proteger o dispositivo: bloquear o smartphone com seu PIN, padrão ou senha. Caso você não tenha um bloqueio, é possível configurar um.
• Limpar o dispositivo: exclui permanentemente todos os dados do seu smartphone, mas não exclui os dados dos cartões SD.

Se você escolher limpar, a função Encontre Meu Dispositivo deixará de funcionar. Caso você encontre seu aparelho após a limpeza, precisará da senha da sua Conta do Google para usá-lo novamente.

Fonte: Tilt/UOL

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