Os blocos de Carnaval pelo Brasil afora geram a oportunidade para muitos bandidos roubarem ou furtarem celulares de foliões. Sem o celular em mãos, surge a dúvida de o que fazer após ter o celular roubado.
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Separamos algumas dicas de segurança abaixo para você tanto se precaver de ter o celular roubado quanto saber que medidas tomar caso já tenha tido seu aparelho furtado.
Antes de cair na folia
• Repense se a combinação que você usa na senha do seu celular é segura. A mesma reflexão vale para as senhas dos aplicativos instalados no aparelho (Facebook, Instagram, Snapchat…). Se o seu celular tiver reconhecimento de impressão digital, de olhos ou facial, opte por ativá-lo. É mais seguro.
• Mantenha o GPS do seu celular ativado. É fundamental para que ele possa ser rastreado após um furto ou roubo.
• Descubra o número IMEI do aparelho e anote em um lugar seguro. Ele funciona como se fosse o RG do celular: cada aparelho tem um código único que o identifica em relação aos demais.
É importante que esse código esteja registrado no boletim de ocorrência que você terá que fazer ao procurar a polícia após um roubo ou furto. A Anatel possui um cadastro geral de IMEIs bloqueados. Via de regra, uma vez que o código entra nesse sistema, o celular fica inutilizável. As operadoras de telefone também possuem seus próprios bancos de dados de dispositivos furtados e roubados.
• Ative a autenticação em duas etapas (ou dois fatores) de seus aplicativos. Ela funciona como uma camada a mais de segurança. Sempre que você ou alguém tentar entrar no aplicativo com o seu usuário e senha, o sistema vai enviar um código temporário via SMS ou aplicativo autenticador. O aplicativo só vai liberar o acesso total após o reconhecimento desses números.
• Por garantia, faça um backup dos arquivos e aplicativos instalados em seu celular em algum serviço de armazenamento em nuvem: Google Drive do Android e iCloud da Apple, por exemplo. Não se esqueça do backup do WhatsApp, que é um pouco diferente.
Fui roubado ou furtado, o que faço?
1 – B.O. e bloqueios
Entre as primeiras medidas indicadas está fazer um boletim de ocorrência. A partir dele será possível ter documentado o que ocorreu. No boletim, que pode ser feito online, o usuário deverá informar seus dados pessoais, detalhes de onde e como foi a ocorrência, além do maior número possível de informações técnicas sobre o dispositivo (marca, modelo, IMEI e etc).
Logo após, o ideal é ligar nos bancos solicitando o bloqueio temporário da conta para não ocorrer movimentações indesejadas, como compras, transferências e saques. É indicado também que os cartões também sejam bloqueados porque ao ter acesso ao seu aparelho, o invasor pode capturar informações do seu cartão através de carteiras digitais como Samsung Pay e Apple Pay.
Em situações mais avançadas pode ser feita uma análise de todos os sites salvos em seus navegadores – alguns deles podem conter o seu cartão de crédito registrado, sendo possível ser utilizado.
Caso algum valor saia da sua conta bancária, é necessário fazer novamente o boletim de ocorrência e pedir o ressarcimento do valor para o banco. É importante verificar se a conta bancária tem algum tipo de seguro, se não tiver, é possível ser necessário entrar com uma ação contra o banco.
Em seguida, a indicação é ligar para a operadora pedindo o bloqueio do chip e do IMEI (Identificação Internacional de Equipamento Móvel), isto é, a identificação global e única para cada telefone celular. É importante pedir o bloqueio e não cancelamento da linha, para que futuramente a operadora habilite o mesmo número.
2 – Apagar dados e trocar senhas
É importante também alterar as senhas de acesso a serviços, como email, de redes sociais e aplicações financeiras, além de encerrar as sessões previamente estabelecidas.
Quando você altera sua senha em outro dispositivo, automaticamente os aparelhos conectados já são deslogados, não sendo necessário apagar de fato o aplicativo. As senhas do Facebook, Instagram e outras redes sociais, e do email podem ser mudadas pelo computador.
Logo após o roubo/furto compartilhe, em suas redes o ocorrido, para que caso haja uma tentativa de golpe seus conhecidos já estejam cientes.
3 – iPhone: busca e bloqueio do celular
Nos aparelhos com sistema iOS existe um mecanismo de segurança chamado de buscar para bloquear o celular e achá-lo que é vital o usuário deixar ativado.
Para encontrar o dispositivo, inicie uma sessão em iCloud.com/find e marque o dispositivo como perdido – ele será bloqueado remotamente com um código de acesso, mantendo suas informações seguras. Essa opção também desativa o Apple Pay no dispositivo perdido.
Ainda é possível, através do sistema do iOS, caso nunca tenha anotado, encontrar o número de série (IMEI) do aparelho e compartilhar com as autoridades, e apagar o dispositivo remotamente.
4 – Android: Busca e bloqueio do celular
Para encontrar, bloquear ou limpar um dispositivo Android que foi roubado ou furtado é necessário que ele esteja: ligado, conectado a uma Conta do Google, com os dados móveis ligados ou conectado com um wi-fi, visível no Google Play, além da localização e o serviço “encontre meu dispositivo” ativado.
O caminho para encontrar essas duas opções pode mudar de aparelho para aparelho, mas elas sempre vão estar na parte de configurações.
As funções descritas acima podem ser feitas a partir do acesso ao site, onde será necessário fazer o login na Conta do Google. Se você tem mais de um smartphone, clique no perdido na parte superior da tela. Caso o celular tenha mais de um perfil de usuário, faça login com uma Conta do Google que esteja no perfil principal. Depois disso, o smartphone receberá uma notificação e no mapa você verá onde ele está em uma localização aproximada, não exata.
Se não conseguir encontrá-lo, aparecerá o último local conhecido dele. Depois disso, ao clicar em ativar bloqueio e limpeza, você poderá escolher entre:
• Reproduzir som: onde o aparelho reproduzirá um som, por cinco minutos, mesmo que ele esteja no modo silencioso ou de vibração.
• Proteger o dispositivo: bloquear o smartphone com seu PIN, padrão ou senha. Caso você não tenha um bloqueio, é possível configurar um.
• Limpar o dispositivo: exclui permanentemente todos os dados do seu smartphone, mas não exclui os dados dos cartões SD.
Se você escolher limpar, a função Encontre Meu Dispositivo deixará de funcionar. Caso você encontre seu aparelho após a limpeza, precisará da senha da sua Conta do Google para usá-lo novamente.
Fonte: Tilt/UOL