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Ceará tem mais de 36 mil queixas contra operadoras de telefonia em seis meses

Foram 36.414 queixas registradas por clientes do Estado nos primeiros seis meses deste ano frente a 34.193 em igual período de 2018, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)

29 de agosto de 2019
Ceará tem mais de 36 mil queixas contra operadoras de telefonia em seis meses

Ao se deparar com alguma instabilidade na prestação de serviços, os órgãos de defesa do consumidor recomendam que os clientes procurem a empresa e façam um protocolo de reclamação (Foto: JL Rosa)

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O número de reclamações de cearenses contra operadoras de telefonia fixa e móvel, internet e TV por assinatura cresceu 6,4% no primeiro semestre deste ano em relação a igual período de 2018, de acordo com um levantamento realizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Foram 36.414 queixas nos primeiros seis meses deste ano frente a 34.193 em igual período de 2018. Entre as operadoras, a Claro/Net foi a que mais teve reclamações em contas de celulares pós-pagos (36,9%) e na TV por assinatura (24,6%).

A Vivo recebeu mais queixas sobre serviços de telefonia móvel pré-paga (5,7%) e de telefonia fixa (30%). Já na banda larga fixa, a TIM aumentou em dez vezes o número de reclamações dos clientes, saltando de 12 para 138 queixas contra a provedora no período.

A Oi foi a única empresa que oferece todos os serviços e que registrou diminuição nas reclamações de consumidores de planos de celulares pré (- 13,9%) e pós-pagos (- 11,9%), além de telefonia fixa (-11,2%), banda larga fixa (- 32,3%) e TV por assinatura (-14,1%).

Em nota, a Tim informou que trabalha com foco em inovação e na constante evolução das plataformas de relacionamento. A Oi disse que empenha-se na expansão e na modernização da rede e no lançamento de serviços digitais para aprimorar a qualidade dos serviços. Procuradas pela reportagem, a Claro e a Vivo não se posicionaram até o fechamento desta edição.

Orientação
Ao se deparar com alguma instabilidade na prestação de serviços, os órgãos de defesa do consumidor recomendam que os clientes procurem a empresa e façam um protocolo de reclamação. Depois, é preciso aguardar o prazo para a resolução do problema. Se não houver resposta, é indicado procurar a Anatel.

“Muito provavelmente lá será resolvido, mas, caso não dê certo, é necessário acionar algum dos órgãos de defesa do consumidor ou, em último caso, a Justiça”, diz o presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Ceará (OAB-CE), Thiago Fujita.

Ele destaca que quando o serviço adquirido for considerado essencial para o cliente, a exemplo de quem usa internet e telefone para trabalho, o problema deve ser resolvido o mais rápido possível.

Para relatar problemas com os serviços fornecidos pelas empresas de telecomunicações, o cliente pode acessar o site ou o aplicativo da Anatel, ou ainda o consumidor.gov.br, plataforma do Governo Federal que visa solucionar conflitos pela internet.

Fonte: Diário do Nordeste

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