Quem nunca molhou ou deixou o celular cair na água que atire a primeira pedra. Mas o que fazer quando o celular cai na água e bate o desespero do aparelho parar de funcionar?
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
• Facebook
• Twitter
• YouTube
• Koo
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
É possível recuperar o aparelho mesmo após ele ficar submerso na água? A resposta é: depende de onde caiu e do tempo que ficou exposto ao problema, mesmo atualmente os celulares sendo mais resistentes a água do que já foram no passado.
“Boa parte dos celulares aguenta ser molhada, o que é diferente de ser submerso. O problema quando submerge é que você coloca os circuitos internos, que não foram feitos para serem molhados, em contato com a água. Isso faz com que eles possam oxidar”, explica Marcos Amaral, professor de Engenharia Elétrica do Mackenzie.
Isso quer dizer, portanto, que a possibilidade de recuperar o celular ou não vai depender muito do quanto a água invadiu os circuitos eletrônicos do aparelho.
“Se ele caiu e foi resgatado quase que instantaneamente existe uma chance de não ser plenamente danificado”, diz Eduardo Pouzada, doutor e professor de Engenheira Eletrônica do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT).
Se a água invadir onde está circuitos, a água, pela condutividade que tem, vai fazer a corrente circular dentro daquela placa e, provavelmente, danificar irremediavelmente o celular.
O que fazer se o celular cair na água?
1 – Não ligue o aparelho
Ligar o aparelho para ver se ele está funcionando é um erro fatal nesse tipo de situação.
Ao fazer isso, você estará alimentando o aparelho com energia e, como a placa pode estar molhada ou oxidada, é possível que cause um curto-circuito e o aparelho não tenha mais salvação.
Os dois especialistas, inclusive, recomendam que, assim que recuperar o aparelho, ele seja desligado caso ainda esteja em funcionamento após cair em uma piscina ou no vaso sanitário, por exemplo. A primeira coisa a se fazer é levar o aparelho para uma inspeção para tentar tirar o maior possível do líquido ou da umidade que acaba ocorrendo dentro dele.
2 – Arroz funciona
Colocar o celular em um pote de arroz é uma das soluções mais conhecidas pelas pessoas e funciona, segundo os especialistas – a depender dos danos, claro.
O arroz é um alimento higroscópico, ou seja, tem a propriedade de absorver a água. A orientação é deixar o celular desligado no pote de arroz.
3 – Colocar na geladeira
Colocar o celular desligado na geladeira também é uma forma de auxiliar para retirar a umidade.
“O princípio da troca térmica da geladeira para resfriar os alimentos é exatamente no sentido de secar. A geladeira é fria, mas é um ambiente com pouca umidade”, explica o professor do IMT.
4 – Nada de secador de cabelo
Colocar o aparelho embaixo de uma fonte de calor, como o secador de cabelo, vai piorar a situação.
Isso pode inclusive danificar ainda mais o aparelho, já que o calor pode dilatar peças internas.
Fonte: Tilt/UOL