Dois homens suspeitos do assassinato do vereador Marcos Aurélio de Araújo (PP), presidente da Câmara Municipal de Tabuleiro do Norte, morreram em confronto com policiais militares neste domingo (29), em Fortaleza. Outros dois suspeitos de envolvimento no crime foram capturados.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que os dois suspeitos, identificados por imagens de câmeras de segurança, estavam em um imóvel no bairro Genibaú, em Fortaleza.
Durante a abordagem policial, os homens, um adolescente de 16 anos e um jovem de 20 anos, reagiram disparando contra os agentes. Na troca de tiros, ambos foram atingidos e socorridos para uma unidade hospitalar, mas não resistiram aos ferimentos.
A polícia apreendeu duas pistolas no local, que foram encaminhadas ao 32º Distrito Policial para investigação.
O crime
Marcos Aurélio foi morto na noite da última quinta-feira (26) enquanto estava sentado na calçada de sua casa, acompanhado pela sogra e outra mulher. Dois homens em uma motocicleta dispararam nove vezes contra o vereador, que morreu no local.
A sogra do político, de 75 anos, foi atingida por dois disparos e socorrida. A outra mulher conseguiu escapar sem ferimentos. Após o ataque, os criminosos fugiram.
As buscas pelos envolvidos no crime foram realizadas em Fortaleza, Tabuleiro do Norte e Russas. Em Russas, um homem de 37 anos, suspeito de ajudar na fuga dos criminosos após o homicídio, foi detido. Ele assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por favorecimento pessoal e segue sendo investigado.
Já em Tabuleiro do Norte, um quarto suspeito, de 19 anos, foi preso na zona rural. Ele portava uma pistola de numeração suprimida, munições e dois carregadores. A arma, encontrada em um terreno, será periciada para confirmar se foi usada no assassinato.
Carreira política
Marcos Aurélio era uma figura de destaque na política local, reeleito para o quarto mandato como vereador neste ano, com 1.508 votos, a maior votação do município. Ele era cotado para continuar como presidente da Câmara Municipal no biênio 2025-2027.
A Prefeitura de Tabuleiro do Norte decretou luto oficial de três dias pela morte de Marcos Aurélio. Uma sessão fúnebre foi realizada na última sexta-feira (27) para homenagear o político.