Letícia Cacau não escondia a emoção ao recuperar, nesta sexta-feira (13), o celular que teve roubado há quase dois anos. “Eu estava na terceira parcela de nove do meu celular quando fui assaltada. Nem imaginava que ele iria voltar para mim. É um sentimento de justiça”, disse ela durante a cerimônia de devolução promovida pela Polícia Civil do Ceará (PCCE), no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Fortaleza.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
A entrega do novo lote de aparelhos faz parte do Programa Meu Celular, iniciativa do Governo do Ceará que já recuperou 8.112 celulares roubados ou furtados desde seu lançamento, em abril de 2024.
📉 Queda nos crimes
O governador Elmano de Freitas, presente no evento, comemorou os resultados do programa, que segundo ele contribuiu para reduzir em cerca de 30% os furtos e roubos de celulares no Ceará.

“Quando nós implementamos esse programa eu já sabia que iria dar certo, mas o trabalho dos nossos policiais tem feito dar ainda mais certo. Tivemos nesse período de execução do Meu Celular do programa uma redução de cerca de 30% de furto e roubo. Ou seja, O Meu Celular está desestimulando essa prática criminosa. Estaremos continuando os esforços e trabalhando pelo povo cearense. Acredito que seja mais do que justo para alguém que se esforça para comprar o seu celular conseguir ter de volta o seu aparelho”, afirmou.
🔍 Como funciona
O Meu Celular atua em três frentes:
• Cadastro voluntário do aparelho, com informações como IMEI, modelo e nota fiscal;
• Alerta de roubo ou furto, ativado no site do programa e reforçado com Boletim de Ocorrência (BO);
• Bloqueio de estabelecimentos que comercializem aparelhos de procedência duvidosa, com possibilidade de interdição judicial.
Quando o usuário registra o roubo no site, o sistema ativa um alerta por 72 horas. Ao incluir o BO com o IMEI, o alerta se torna permanente até que o aparelho seja recuperado.
🚨 Importância do BO

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá, destacou que o Boletim de Ocorrência é essencial para que as forças de segurança atuem com eficácia: “Já são mais de 40 mil celulares cadastrados. O BO é fundamental para o início das investigações e para o bloqueio imediato do aparelho.”
O delegado-geral Márcio Gutierrez complementou que o programa tem sido decisivo para desmontar redes de receptação: “Identificamos quadrilhas que organizam verdadeiras redes para revender celulares roubados. O Meu Celular é também uma ferramenta de inteligência para desestruturar esses grupos.”
🔗 Como se cadastrar
O cidadão pode acessar o site do Meu Celular e preencher um perfil com dados pessoais, além de informações do aparelho. A medida vale tanto para celulares recém-adquiridos quanto para os já em uso.

🛑 A recomendação das autoridades é clara: jamais compre celulares sem verificar a procedência. A compra de aparelhos roubados alimenta o crime e pode resultar em responsabilização judicial.
“Estamos trabalhando para proteger vidas e patrimônios. E o povo cearense pode contar com nossas forças de segurança”, concluiu o secretário Roberto Sá.
Por Aline Dantas










