O programa ‘Meu Celular, criado pelo Governo do Ceará para combater roubos e furtos de aparelhos móveis, completou um ano de atuação com resultados expressivos: 7.200 celulares recuperados e devolvidos aos verdadeiros donos. A marca foi celebrada nesta terça-feira (15), com a entrega de mais um lote de 355 aparelhos — sendo 200 distribuídos hoje e os outros 155 a partir de amanhã (16).
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
A cerimônia contou com a presença do secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Roberto Sá, que avaliou os impactos da iniciativa como positivos e estratégicos para a segurança pública.
📉 Redução de crimes e mais tranquilidade
Segundo Roberto Sá, os números apontam para uma redução de 21% nos roubos e 10,2% nos furtos de celulares no estado, no comparativo entre abril de 2023 e março de 2024 com o mesmo período até março de 2025. Isso representa cerca de 6.200 crimes a menos.

“Essa é uma ação importante e estratégica para proteger o patrimônio das pessoas e garantir mais tranquilidade. Nossas instituições não vão descansar até entregar paz ao povo cearense”, destacou o secretário.
🔎 Atuação integrada e rastreamento eficaz
O delegado-geral da Polícia Civil do Ceará (PCCE), Márcio Gutierrez, ressaltou que o programa só é possível graças ao trabalho articulado entre Polícia Civil e Polícia Militar: “Temos investigação, rastreio, localização e a comunicação com as vítimas. É um trabalho integrado que faz diferença”, afirmou.
Além disso, o delegado destacou que a ação também tem provocado uma mudança de comportamento nos consumidores, que agora estão mais atentos à procedência dos aparelhos adquiridos, contribuindo com o enfraquecimento da cadeia de receptação.

📲 De volta às mãos de quem precisa
Entre os casos de sucesso está o da jovem Sabrina Leite, que teve o celular furtado há três anos e não acreditava mais que o encontraria: “Eu já nem esperava mais. Fiquei muito feliz. Foi um celular comprado com muito esforço, e agora vai me ajudar muito, principalmente porque pretendo voltar à faculdade em breve”, contou.
🛠️ Como funciona o programa ‘Meu Celular’?
📌 Para participar, o usuário deve:
Cadastrar o aparelho no site: meucelular.sspds.ce.gov.br
1. Informar:
• Dados pessoais
• Marca, modelo e IMEI do celular
• Nota fiscal (opcional)
2. Em caso de furto ou roubo:
• Acessar a plataforma e ativar o alerta
• Registrar um Boletim de Ocorrência com o número do IMEI
🔴 O alerta passa a ser vermelho (ativo) após 72 horas, se houver BO, facilitando a identificação em abordagens da PM, que usa um aplicativo instalado nas viaturas para verificar a situação do aparelho.
📦 Após apreensão, o celular é encaminhado à Polícia Civil, que conduz o caso conforme a situação (prisão, apreensão ou Termo Circunstanciado).
Por Bruno Rakowsky










