A Polícia Militar apreendeu, de janeiro a novembro deste ano, 615 kg de entorpecentes na Área Integrada de Segurança 19 (AIS 19), que corresponde a 25 municípios da região do Cariri. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS).
Neste período, as drogas mais comuns apreendidas foram as derivados da cannabis, como maconha e haxixeque, que contabilizaram 561,97 quilos. Também houve registro de apreensão de 32,70 quilos de cocaína, 20,78 quilos de crack.
De acordo com o comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar, o tenente-coronel Luciano Rodrigues de Oliveira, o combate ao tráfico de drogas é um dos pilares fundamentais para redução dos índices de criminalidade, assim como contribui para aumentar a sensação de segurança para a população do Cariri, ressalta o oficial.
O oficial destaca que a AIS 19 tem registrado uma grande redução nos crimes contra a vida e contra o patrimônio, bem como tem apresentado índices expressivos relativos a apreensão de armas e entorpecentes, em relação às outras regiões do Estado.
Reforço
Há um ano e meio, o Cariri recebeu uma série de pacotes de investimentos em segurança. Em Juazeiro do Norte, foi criada a Unidade Integrada de Segurança (Uniseg) e lançado o sistema de videomonitoramento. Com isso, o policiamento foi ampliando em dez bairros, identificados como mais carentes de segurança pública. O município também tave seu efetivo ser reforçado com 191 policiais militares.
No mês de junho de 2018, o município de Brejo Santo recebeu uma unidade do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio), com equipamentos e 37 policiais militares. Além disso, também foi implantado o Sistema de Videomonitoramento com 15 câmeras com giro de 360 graus espalhadas por vários pontos da cidade.
Já no mês seguinte, foi a vez de Barbalha ser contemplada com uma unidade do BPRaio. Ao todo, o Município recebeu 37 policiais, com o apoio de 16 motos e uma viatura 4×4.