O governador do Ceará, Elmano de Freitas, acompanhou na manhã desta quinta-feira (17) a saída das tropas que integram mais uma edição da Operação Integração Saturação Total, ação estratégica para intensificar o combate à criminalidade no estado. A ofensiva reúne um efetivo de 1.866 policiais, sendo 856 em Fortaleza e 1.010 no interior, e tem como foco principal reduzir crimes violentos letais e combater organizações criminosas.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Acompanhado do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá, o chefe do Executivo estadual destacou o esforço contínuo do governo para garantir mais tranquilidade à população.
🗣️ “Estamos colocando mais de 1.800 policiais a mais nas ruas de Fortaleza e do Interior, para garantir paz e tranquilidade ao nosso povo. Trabalhamos para proteger vidas e ampliar a presença da polícia próxima da população”, afirmou Elmano.
👮♂️ Operação articulada com base em dados da inteligência
A atuação das Forças de Segurança tem como base os dados da inteligência policial, permitindo maior precisão na ocupação de áreas críticas. A operação mobiliza profissionais da Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Penal, atuando de forma ostensiva e integrada.

🗣️ “Juntamos forças de todas as nossas vinculadas, aumentando a presença da Polícia Militar, fortalecendo o trabalho da Polícia Civil e reforçando com concursos públicos. É um trabalho para levar paz ao povo cearense”, completou o governador.
🔗 Integração entre forças amplia efetividade
O secretário Roberto Sá ressaltou que a ação representa um grande esforço de sinergia entre todas as corporações, atuando além da rotina habitual para enfrentar os focos de violência mais intensos.
🗣️ “Já temos nossas forças atuando 24 horas, mas estamos ampliando o reforço em áreas onde há maior acirramento entre grupos criminosos”, explicou o secretário. “Essa presença está gerando resultados concretos.”

📉 Dados mostram redução da violência e aumento das prisões
A estratégia tem mostrado impacto direto nos índices criminais. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública:
📉 Redução de 16,6% nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) no primeiro semestre de 2025;
📉 Queda de 23,9% nos roubos e 7,2% nos furtos no mesmo período;
🔒 Aumento de 28,2% nas prisões de homicidas, totalizando 1.421 presos – uma média de 8 por dia;
🔒 Crescimento de 45,1% nas prisões por envolvimento com organizações criminosas.

📍 Segurança mais próxima do cidadão
A Operação Integração Saturação Total seguirá acontecendo em várias regiões do Ceará, sempre orientada por dados e mapeamentos das zonas mais vulneráveis à criminalidade.
🗣️ “A polícia está presente. O governo está agindo. Seguiremos com firmeza, determinação e profissionalismo para enfrentar os desafios e proteger os cearenses”, concluiu Roberto Sá.
Por Aline Dantas










