O Governo do Ceará realizou, na noite desta quinta-feira (26), no Crato, a última cerimônia de promoção de 2024 para oficiais e praças da Polícia Militar (PMCE) e do Corpo de Bombeiros Militar (CBMCE). O evento, comandado pelo governador Elmano de Freitas, marcou a ascensão de 278 profissionais da segurança pública, sendo 268 policiais e 10 bombeiros.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Durante a solenidade, o governador destacou o reconhecimento e a valorização dos profissionais. “Quero agradecer a cada um dos senhores e senhoras pelo tempo e pela dedicação às instituições Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Hoje é um gesto de reconhecimento à dedicação de vocês à sociedade cearense”, afirmou Elmano.
A promoção dos 278 militares no Crato representará um impacto financeiro de R$ 17,3 milhões por ano. Em todo o Estado, foram promovidos 2.459 profissionais em 2024, dos quais 2.276 são policiais militares e 183 bombeiros. Além do Crato, cerimônias ocorreram em Fortaleza e Sobral na última segunda-feira (23).
Valorização
Para o coronel Klênio Savyo, comandante-geral da Polícia Militar, as promoções reforçam o compromisso do governo com a valorização das forças de segurança. “No Governo Elmano, já foram mais de 4 mil policiais promovidos, e, somando os bombeiros, quase 5 mil. Isso é um reconhecimento ao nosso trabalho e aumenta nossa responsabilidade como servidores públicos”, enfatizou.
O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá, relembrou sua trajetória e ressaltou a importância das cerimônias. “É um momento único, ao lado da família e dos colegas. Vocês estão sendo promovidos por mérito e terão mais responsabilidades. Tenho certeza de que estão prontos para esse desafio”, disse o titular da SSPDS.
No Corpo de Bombeiros, o comandante-geral coronel Cláudio Barreto destacou a realização de três promoções ao longo do ano. “É um dia de alegria e agradecimento. Vocês estão assumindo novas responsabilidades, e nós seguimos empenhados em apoiar essa jornada.”
Elmano de Freitas também anunciou projetos para fortalecer as condições de trabalho dos profissionais de segurança, incluindo a criação de uma ala especial para policiais militares no Hospital Regional do Cariri e a implementação de novos batalhões e comandos regionais.
Lei de Promoções
Criada em 2015 pelo então governador Camilo Santana, a Lei de Promoções trouxe organização e periodicidade às ascensões de militares estaduais. Desde sua implantação, quase 35 mil promoções foram concedidas no Ceará, sendo 31.503 para policiais e 2.951 para bombeiros. Nos últimos dois anos, o total chegou a 4.994.