Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Lei de Abuso de Autoridade e nova portaria impactam em rotina de policiais

A portaria da Polícia Civil do estado determina que presos não possam mais conceder entrevistas; já o boletim da Polícia Militar recomenda que o militar não use o cargo para obter isenções ou descontos em estabelecimentos comerciais

25 de janeiro de 2020
Lei de Abuso de Autoridade e nova portaria impactam em rotina de policiais

(Foto: SSPDS/Divulgação)

PUBLICIDADE

Uma portaria da Polícia Civil do Ceará e um boletim interno da Polícia Militar do estado trouxeram determinações e recomendações, respectivamente, de como devem passar a agir os policiais civis e militares no Ceará.

A Polícia Militar afirmou que divulgou o boletim para se adequar à Lei de Abuso de Autoridade, sancionada em setembro de 2019 pelo presidente Jair Bolsonaro. A lei entrou em vigor no dia 3 de janeiro deste ano e prevê multa, perda do cargo público ou até quatro anos de prisão para quem for enquadrado no crime de abuso de autoridade. Já a Polícia Civil afirma que o documento estava sendo trabalhado há 6 meses e que não tem relação com a Lei de Abuso de Autoridade.

Publicada no dia 17 de janeiro no Diário Oficial do Estado do Ceará, a portaria da Polícia Civil determina que os policiais fiquem limitados a falar com a imprensa, dependendo da autorização do delegado-geral e com consentimento do setor da assessoria de comunicação.

Além disso, fica proibida a concessão de entrevistas por presos e os próprios policiais já não podem divulgar situações “que possam sugerir supostas dificuldades, limitações ou deficiências de recursos humanos, técnicos, financeiros e materiais, necessários à execução das operações policiais ou ao desempenho das atividades”. Aqueles que desrespeitarem os artigos podem ser passíveis de Apuração de Transgressões Disciplinares ou à Controladoria Geral de Disciplina.

Para o sociólogo e pesquisador do Laboratório de Estudos da Violência (LEV) da Universidade Federal do Ceará (UFC), Luiz Fábio Paiva, “a portaria cria um dispositivo de controle social de servidores públicos, vetando, inclusive, a participação deles em seminários sem autorização prévia do comando. Isso é uma forma de o poder político, o poder de um governo, exercer seu mando, autorizando ou não de acordo com sua visão política e ideológica”.

Recomendações
Nessa quinta-feira (23) foi a vez dos policiais militares do Ceará receberem direcionamentos. Foi publicado no boletim do Comando Geral orientações sobre a lei que trata do Abuso da Autoridade, sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro no início deste mês de janeiro. Um dos procedimentos a ser adotado é que o militar se abstenha de exibir o detido à imprensa ou a qualquer outro tipo de público: “Evitar que o preso/detento conceda entrevistas a quaisquer meios de comunicação, mesmo que voluntariamente”.

Ainda conforme a publicação da Polícia Militar do Ceará (PMCE), o militar está proibido de utilizar do cargo ou função que exerce para obter isenções ou descontos em estabelecimentos comerciais, mesmo que isto seja ofertado pelo comerciante e o servidor não esteja em serviço. Outro trecho aborda as regras com relação a condução de detentos, como: menores de 18 anos não podem ser conduzidos no compartimento fechado da viatura, presos de sexos distintos não podem ser confinados no mesmo ambiente, mesmo que temporariamente; e no caso da condução de LGBT, o militar deve respeitar a identidade social e o conduzir em espaço separado dos homens.

Lei de Abuso de Autoridade
A tenente-coronel PM Fátima de Paula, assessora de comunicação da PMCE, afirma que o posicionamento da corporação é seguir o que a Lei de Abuso de Autoridade diz na íntegra. Fátima pontua que o boletim foi publicado com intuito de orientar os PMs e destaca que, segundo a lei, não se deve filmar ou divulgar fotos de nenhum suspeito, enquanto esse suspeito estiver sob a guarda de policiais.

“A partir da terça-feira da semana que vem vamos dar início, gradativamente, a um treinamento presencial, com instruções para aplicar a lei, para nossos policiais terem conhecimento e saberem agir diante destas situações. O curso começará pela capital, Região Metropolitana e depois se estender ao interior. Buscamos orientar todo efetivo para que eles prestem serviço de excelência. Até o momento, desde que entrou em vigor, não houve nenhum descumprimento por parte dos policiais militares do Ceará”, afirmou a tenente-coronel.

A Polícia Civil do Ceará, no entanto, informou, por meio de nota, a edição da portaria não está relacionada à entrada em vigor da Lei de Abuso de Autoridade, e o documento vinha sendo trabalhado há mais de seis meses. De acordo com eles, a portaria objetiva “padronizar e uniformizar os procedimentos de comunicação social”.

Já o sociólogo Luiz Fábio Paiva pondera que “é impossível existir transparência quando as informações estão concentradas nas mãos de pessoas que atuam dentro da mesma corporação. Então, é preciso não apenas disseminar, mas criar instâncias de interlocução com a sociedade civil, expondo dificuldades e criando soluções”.

Fonte: G1 CE

Revista Cariri Recomenda

Carro desgovernado atropela duas mulheres e invade casas em Várzea Alegre
Segurança

Carro desgovernado atropela duas mulheres e invade casas em Várzea Alegre

6 de dezembro de 2025
Mulher foge de cárcere privado após dois anos de tortura em Juazeiro do Norte
Segurança

Mulher foge de cárcere privado após dois anos de tortura em Juazeiro do Norte

4 de dezembro de 2025
Cinco municípios do Cariri devem encerrar o ano sem registros de homicídios
Segurança

Cinco municípios do Cariri devem encerrar o ano sem registros de homicídios

3 de dezembro de 2025
Atentados a bala deixam duas pessoas feridas no bairro Frei Damião, em Juazeiro do Norte
Segurança

Atentados a bala deixam duas pessoas feridas no bairro Frei Damião, em Juazeiro do Norte

2 de dezembro de 2025
Próximos
Professor atropelado na Colômbia retorna ao Brasil e lamenta morte de companheiro: ‘Era minha fortaleza’

Professor atropelado na Colômbia retorna ao Brasil e lamenta morte de companheiro: 'Era minha fortaleza'

Internada com câncer terminal, estudante de enfermagem recebe título do Coren

Internada com câncer terminal, estudante de enfermagem recebe título do Coren

Idoso de 94 anos mantém comércio mais antigo de Juazeiro do Norte: ‘Acho ruim não fazer nada’

Idoso de 94 anos mantém comércio mais antigo de Juazeiro do Norte: 'Acho ruim não fazer nada'

Mais Lidas

  • Sete anos sem Marielle: a ausência que ainda ecoa – Por Mirta Lourenço

    Dino marca julgamento do caso Marielle na 1ª Turma do STF; veja data

  • Acréscimo de 25% pode aumentar aposentadoria do INSS; saiba como solicitar

  • Brasil conhece adversários na Copa do Mundo de 2026; confira grupos

  • Carro desgovernado atropela duas mulheres e invade casas em Várzea Alegre

  • Alexandre de Moraes integra lista de personalidades mais influentes do mundo, segundo o Financial Times

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat