O governador do Ceará, Elmano de Freitas, comandou nesta terça-feira (30) a solenidade de promoção de 60 policiais militares no Centro Integrado da Segurança Pública (Cisp), em Fortaleza. O evento contou com a presença do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá; do comandante-geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), coronel Sinval Sampaio; além de outras autoridades civis e militares.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.

Reconhecimento às trajetórias
Em discurso, Elmano destacou a importância da conquista para os profissionais e suas famílias: “Nos enche de orgulho ver as famílias dos profissionais aqui acompanhando o recebimento desta merecida promoção. Tenho a convicção de que cada um poderá olhar para trás e ver uma história marcada por bravura e compromisso. O povo cearense pode contar com a força, a experiência e o esforço de vocês”, afirmou o governador.
Histórico de promoções
De acordo com o governo estadual, desde 2015 já foram realizadas 800 promoções semelhantes, quando policiais deixam a condição de praça para se tornarem oficiais. Apenas entre 2023 e 2025, o total de promoções envolvendo policiais e bombeiros militares soma 6.050 em todas as patentes.

O secretário da SSPDS, Roberto Sá, ressaltou a relevância do momento: “Temos hoje a chegada de tenentes diferenciados, com uma vasta carreira, que podem contribuir muito com a gente. Nossa missão não termina, mas unidos venceremos a criminalidade. Parabéns a todos por essa conquista”, disse.

Já o coronel Sinval Sampaio destacou a emoção vivida pelos familiares: “Hoje é um dia de festa para a PMCE, para os promovidos e suas famílias. Cada oficial promovido traz, no mínimo, 25 anos de experiência. É uma motivação para todo o nosso efetivo”, afirmou.

Formação e preparo
Os policiais promovidos concluíram o Curso de Habilitação de Oficiais na Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp), com carga horária de 1.014 horas/aula. A formação foi voltada para o aprimoramento de habilidades técnicas e de gestão, fundamentais para o ingresso no oficialato.
O diretor-geral da Aesp, Leonardo Barreto, também agradeceu o apoio do governo estadual: “Essa é uma promoção mais que justa, resultado do esforço de todos vocês. Aproveito para agradecer ao governador Elmano de Freitas pelo investimento contínuo na segurança pública”, declarou.
Por Aline Dantas










