O governador Elmano de Freitas entregou, nesta terça-feira (8), 150 submetralhadoras automáticas MPX calibre 9×19, da marca alemã SIG Sauer, para a Polícia Civil do Ceará (PC-CE). Um total de R$ 1.635.165,00 foi investido com recursos do tesouro estadual, por meio de licitação internacional.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | Twitter | Instagram | YouTube | Koo
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Elmano de Freitas destacou a modernização da Polícia Civil, projetando uma crescente evolução da instituição. “A entrega desses equipamentos é parte de um processo mais geral. Não estamos apenas entregando essas armas, sabemos que pessoas foram preparadas, participaram de um curso e serão multiplicadores para que outros profissionais tenham também esse preparo, tendo o devido manuseio para o uso desse equipamento. Estamos nos estruturando para sermos uma das melhores forças policiais do país. É isso que o nosso povo merece”, disse.
O governador aproveitou o momento para citar mais ganhos na área da segurança pública que ocorrerão nos próximos meses. “Em breve, vamos anunciar efetivamente concursos e chamados para as forças de segurança. Também nos próximos meses estaremos detalhando a reestruturação da Polícia Civil, algo fundamental para a instituição”, complementou.

O armamento será utilizado pelos policiais durante a realização de operações, cumprimento de ordens judiciais como mandados de prisão e de busca e apreensão, entre outras ações deflagradas pela Polícia Civil do Ceará.
Samuel Elânio ressaltou a importância de um trabalho integrado entre as forças de segurança do Estado. “Esse evento é só mais uma ação emblemática do Governo do Ceará de reforço para as forças de segurança. Tenho certeza que esse apoio se estenderá para as nossas vinculadas. Esse trabalho de cooperação integrado é fundamental. Que venham os próximos ganhos para a segurança do Ceará”, disse o titular da SSPDS.
Armamento moderno
A submetralhadora MPX já é utilizada pelo exército dos EUA, corpo de fuzileiros navais de Taiwan, policiamento ostensivo da Suíça, força-tarefa de Singapura, Polícia Federal da Argentina, sendo utilizada, ainda, por outros países por conta da segurança e do aparato tecnológico da arma.
Capacitação
Nos dias 27 e 28 de julho, o Departamento Técnico Operacional (DTO) da PC-CE organizou, junto à fabricante, a capacitação de armeiro, manuseio e tiro da submetralhadora. Ao todo, 35 policiais civis participaram da capacitação ministrada por um instrutor da SIG Sauer. A instrução foi voltada para policiais civis lotados na Capital, Região Metropolitana e regiões Norte e Sul do Estado, além de policiais lotados da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core).
















