Nesta sexta-feira (6), o governador Elmano de Freitas realizou a entrega de 51 novas viaturas da Polícia Militar, acompanhado do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá; do comandante-geral da PMCE, coronel Klênio Savyo; entre outras autoridades.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Os novos veículos, do modelo Toyota Yaris, serão destinados a três frentes de atuação: o Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac), a Ronda Escolar e a Patrulha Maria da Penha. Em Fortaleza, cinco viaturas vão compor o Copac, enquanto os demais veículos serão distribuídos entre os Batalhões e Companhias Independentes na Região Metropolitana e no interior do estado. Cada uma dessas unidades receberá dois carros, um para a Ronda Escolar e outro para a Patrulha Maria da Penha.
O governador destacou a importância do investimento, que soma mais de R$ 6 milhões. “Nós continuamos em passos firmes no fortalecimento da Polícia Militar do Ceará, com viaturas novas e melhores condições de trabalho para os policiais. Em breve, também vamos reforçar as ruas com mais efetivo, realizando concursos para as Forças de Segurança e vinculadas, no enfrentamento do crime no Ceará”, afirmou Elmano de Freitas.
Com essa entrega, o Governo do Ceará já contabiliza 400 veículos disponibilizados para as forças de segurança em 2023 (134) e 2024 (266). O objetivo, dentro do programa Ceará Contra o Crime, é entregar 1.515 veículos até o fim de 2026.
Segundo o secretário Roberto Sá, os novos veículos vão permitir uma atuação mais eficiente da PMCE. “O Governo do Estado investe em equipamentos modernos para garantir dignidade ao policial e facilitar o deslocamento até onde a população precisa, especialmente para o atendimento às mulheres vítimas de violência, nas escolas e no patrulhamento comunitário”, ressaltou o titular da SSPDS.
Elmano de Freitas também comentou sobre a importância da proteção às mulheres, destacando que o Ceará, pelo segundo ano consecutivo, é o estado com o menor número de casos de feminicídio, de acordo com o Fórum Nacional de Segurança Pública. “Esses dados não nos acomodam, mas nos estimulam a trabalhar mais para reduzir ainda mais a violência contra as mulheres no Ceará”, afirmou.
Os policiais que atuarão na Ronda Escolar e na Patrulha Maria da Penha passarão por capacitação com os profissionais do Copac. O coronel Klênio Savyo explicou que o fortalecimento dessas unidades é essencial para a prevenção e segurança. “O acompanhamento das mulheres vítimas de violência será intensificado com visitas regulares, para que possamos garantir sua segurança e trabalhar fortemente na prevenção”, concluiu o comandante-geral da PMCE.