Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Em reunião do Coesi, governador Elmano de Freitas assina decreto que reforça segurança pública no Ceará

Segunda reunião do Comitê foi marcada pela assinatura de decreto na área de Inteligência e acordo de cooperação com Fórum Brasileiro de Segurança Pública

29 de julho de 2024
Em reunião do Coesi, governador Elmano de Freitas assina decreto que reforça segurança pública no Ceará

(Foto: Divulgação/Governo do Ceará)

PUBLICIDADE

Na manhã desta segunda-feira (29), o Palácio da Abolição, em Fortaleza, foi palco da segunda reunião do Comitê Estratégico de Segurança Integrada do Ceará (Coesi). O encontro contou com a presença do governador Elmano de Freitas e diversas autoridades, incluindo Renato Sérgio Lima, presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Durante a reunião, foi assinado o decreto que regulamenta o Sistema Estadual de Inteligência da Segurança Pública e Defesa Social (Seisp) e firmado um acordo de cooperação com o FBSP.

Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:

Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky 

Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.

Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.

Fortalecimento da inteligência e combate ao crime
O governador Elmano de Freitas destacou a importância das medidas para fortalecer o combate ao crime organizado no Ceará. “Com um número maior de servidores na Inteligência, um conjunto mais robusto de informações e profissionais capacitados centralizados na análise desses dados, fortalecemos significativamente o trabalho das forças de segurança do Ceará”, afirmou.

O fortalecimento do Seisp foi uma das cinco medidas estabelecidas na primeira reunião do Coesi, realizada em junho deste ano. Com o novo decreto, o número de agentes de inteligência no Ceará aumentará de 135 para mais de 730. O Seisp será centralizado na Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e contará com subsistemas e agências de inteligência da Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Além disso, foi instituída a Gratificação por Exercício de Atividade na Inteligência.

(Foto: Divulgação/Governo do Ceará)

A admissão de novos profissionais no Seisp será supervisionada pelo Conselho de Inteligência de Segurança Pública, que avaliará as qualificações, desempenho, perfil, conhecimentos, histórico profissional e vida pregressa dos candidatos. O Seisp também contará com um Banco de Dados de Inteligência, que integrará informações e conhecimentos produzidos, respeitando os limites constitucionais de cada órgão e a Doutrina Nacional de Inteligência de Segurança Pública.

A integração de bases de dados tem sido uma estratégia central para a eficácia das operações de segurança. O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá, destacou a importância da colaboração entre estados do Nordeste e o Governo Federal para aprimorar essa integração. Na semana passada, ele participou de uma reunião temática em Brasília, onde a integração de bases de dados foi um dos principais tópicos discutidos.

“Uma das conclusões mais claras na reunião dos secretários de Segurança Pública do Consórcio Nordeste com o Ministério da Justiça foi a necessidade de integração da base de dados. Com a decisão política dos governadores e a condução técnica das nossas equipes, faremos essa integração no Nordeste, e isso ficou evidente também na nossa reunião do Comitê”, afirmou Roberto Sá.

Cooperação com FBSP
O acordo de cooperação firmado entre o Coesi e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública estabelece a colaboração na realização de atividades conjuntas de pesquisas de interesse mútuo e de intercâmbio de dados, informações e metodologias relacionadas ao tema segurança pública.

“O Ceará se notabiliza, primeiro, pela transparência das informações. Quem conjuga essas informações de maneira mais segura para o País é o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, tendo conhecimento das várias experiências nos estados. Nós teremos o Fórum, com autonomia e independência, para apontar quais ações temos realizados que têm dado efetivamente os resultados esperados”, frisou o governador.

Para o presidente do FBSP, Renato Sérgio Lima, o Coesi é um exemplo de esforço coordenado para compreender e transformar o atual cenário da Segurança Pública. “Só dá para falar de Segurança se a gente coordenar esforços. Nacionalmente, por exemplo, não é uma questão só de tecnologia. Temos mais de 15 sistemas nacionais de dados. Dados no Brasil tem bastante. O problema é como eu articulo isso, construo e gero conhecimento para combate ao crime organizado”, defendeu Renato Sérgio Lima.

Na cooperação com o Fórum está previsto um plano de trabalho, que deverá ser elaborado em conjunto, no prazo de até 60 (sessenta) dias, contados a partir da assinatura da cooperação.

Estão incluídas as seguintes metas:

a) realizar pesquisa e diagnóstico, visando a transparência de informações sobre a violência e o levantamento e a quantificação de dados sobre a segurança pública;

b) identificar gargalos que podem ser objeto da atenção dos órgãos do sistema de segurança pública;

c) elaborar relatório propositivo com sugestões de encaminhamento aos órgãos do sistema da segurança pública;

d) elaborar estudo sobre o tamanho ideal do efetivo da Polícia Civil do Ceará, de modo a subsidiar o planejamento estratégico da instituição e do Governo do Estado no médio e longo prazos no que diz respeito à definição de regras e parâmetros para contratação de novos servidores;

e) apoiar o planejamento estratégico da Polícia Civil, documento que passou a ser obrigatório com a promulgação da Lei Orgânica das Polícias Civis (Lei 14.735/2023), em especial no apoio à construção de metas e indicadores e na facilitação das atividades.

(Foto: Divulgação/Governo do Ceará)

O titular da SSPDS, Roberto Sá, ressaltou que as portas também estão abertas para articulação com instituições de pesquisa e ensino superior no Ceará. “É importante o apoio e o nivelamento de informações com a academia local. Eu irei até eles e os convidarei para irem à Secretaria da Segurança, para conversar e trazer a expertise deles”, disse.

Outras deliberações da reunião
Elmano de Freitas também antecipou que será lançado um novo pacote de medidas na área da Segurança Pública.

A próxima reunião do Comitê está marcada para o dia 19 de agosto.

Saiba mais
O Coesi, criado em junho deste ano, busca promover a atuação coordenada e sistêmica dos três Poderes — Executivo, Legislativo e Judiciário —, além de órgãos da Segurança Pública e Justiça estaduais em prol do combate ao crime em todo território cearense

Revista Cariri Recomenda

Instrutor de beach tennis morre após colisão frontal com caminhão no Crato
Segurança

Instrutor de beach tennis morre após colisão frontal com caminhão no Crato

16 de dezembro de 2025
Troca de informações entre polícias do Ceará e Pernambuco resulta em prisão em Juazeiro do Norte
Segurança

Troca de informações entre polícias do Ceará e Pernambuco resulta em prisão em Juazeiro do Norte

15 de dezembro de 2025
Pai é preso preventivamente suspeito de estuprar a própria filha de 6 anos no Crato
Segurança

Tentativa de homicídio deixa homem ferido e dois suspeitos presos no Crato

14 de dezembro de 2025
Suspeito de matar pedagoga em Missão Velha já havia ameaçado vítima, aponta polícia
Segurança

Suspeito de matar pedagoga em Missão Velha já havia ameaçado vítima, aponta polícia

13 de dezembro de 2025
Próximos
Inscrições para o vestibular das Fatecs Cariri e Sertão Central vão até o dia 5 de novembro

Fatecs divulgam edital de programa de bolsas para Cariri e Sertão Central

Com vagas para o Ceará, TRF 5 divulga edital de concurso com salários de até R$ 13 mil

Com vagas para o Ceará, TRF 5 divulga edital de concurso com salários de até R$ 13 mil

Dez milhões de brasileiros têm a nova Carteira de Identidade Nacional

Dez milhões de brasileiros têm a nova Carteira de Identidade Nacional

Mais Lidas

  • Fui bloqueado no WhatsApp. Como desbloquear?

    Fui bloqueado no WhatsApp. Como desbloquear?

  • Senado aprova PL da Dosimetria que reduz penas para condenados por atos golpistas

  • Trava Zap: o que são as mensagens que travam o WhatsApp

  • Gripe K chega ao Brasil e OMS alerta para aumento de casos; veja sintomas e como se prevenir

  • Prefeitura do Crato abre seleção simplificada para contratação de professores temporários

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat