O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), anunciou nesta segunda-feira (16) um novo programa de integração entre as forças de segurança do estado e as guardas municipais dos 184 municípios cearenses. O anúncio foi feito durante a abertura do XIII Seminário de Gestores Públicos, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
🔒 Integração e tecnologia para mais segurança
De acordo com o governador, a proposta envolve fortalecimento institucional, uso de tecnologia, apoio financeiro e ações coordenadas entre a Polícia Militar do Ceará (PMCE), Polícia Civil do Ceará (PCCE) e as guardas municipais, que hoje somam mais de 4 mil agentes no estado.
“Queremos lançar no Ceará um programa intenso de colaboração das nossas forças de segurança. Um trabalho com tecnologia, comunicação, ação integrada, que traga mais paz ao povo cearense”, afirmou Elmano de Freitas durante o evento.
👮 Próximo passo: diálogo com os prefeitos
Segundo o governador, nas próximas semanas haverá uma nova rodada de discussões com os prefeitos cearenses para detalhar a implantação do programa. A proposta busca também qualificar as guardas municipais e melhorar suas condições de trabalho com apoio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

🏥 Parcerias que dão resultado
Durante sua participação, Elmano também apresentou dados positivos nas áreas de saúde, educação e segurança, ressaltando que a colaboração entre o Governo do Estado e os municípios é um dos pilares das políticas públicas do Ceará.
“Tenho absoluta convicção que não há no País um estado que tenha a relação de colaboração que temos com os nossos municípios”, destacou.
🏛️ Evento reúne autoridades e gestores
O seminário contou com a presença de diversas autoridades, como o ministro da Educação, Camilo Santana, e o secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira.

“Queremos estar cada vez mais próximos dos municípios, fortalecendo as guardas municipais nessa parceria por meio da nossa Secretaria da Segurança Pública, seja com uma melhor qualificação desses profissionais e também possibilitando melhores condições”, salientou.
Camilo destacou a relevância do evento para a capacitação e troca de experiências entre gestores públicos.

“Esse é um espaço para discutir finanças, políticas públicas e temas relevantes tanto para quem está começando como para os mais experientes”, afirmou o ministro.
📌 Sobre o evento
O XIII Seminário de Gestores Públicos tem como objetivo apoiar a gestão pública por meio de painéis, palestras e debates, promovendo a inovação na administração pública e o enfrentamento dos desafios da gestão municipal e estadual.
Por Nicolas Uchoa










